Repository logo
 
Publication

Alunos de excelência no ensino superior: Comunalidades e singularidades na trajectória académica

dc.contributor.authorMonteiro, Sílvia
dc.contributor.authorCastro, Marlene
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro da Silva
dc.contributor.authorCruz, José Fernando A.
dc.date.accessioned2011-12-02T21:01:38Z
dc.date.available2011-12-02T21:01:38Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractVárias perspectivas teóricas procuram explicar os altos níveis de desempenho. Factores de índole contextual, cognitiva, motivacional e de personalidade parecem descrever o percurso de vida dos sujeitos com elevados níveis de rendimento, sugerindo a complexidade e a multidimensionalidade da excelência humana. O presente estudo analisa o percurso académico de alunos com elevado rendimento académico nas áreas da engenharia e ciência da computação. Recorrendo à análise qualitativa do conteúdo das entrevistas identificaram-se os pontos em comum e as singularidades nos percursos dos participantes e a forma como tais variáveis se combinam no desenvolvimento e expressão dos desempenhos excelentes. Os resultados obtidos sugerem a presença de uma combinação de variáveis explicativas do sucesso académico nos seus discursos. Entre elas destacam-se as competências de auto-regulação e de auto-controlo, assim como o envolvimento e esforço dispendido na realização das tarefas. ------ ABSTRACT ------ Some theoretical perspectives try to explain the high levels of performance. Contextual, cognitive, and motivational, as well as personality factors seem to describe the way of life of the subjects with high levels of performance, suggesting the complexity and the multidimensionality of human excellence. The present study analyses the academic course trajectories of students with high academic performance in the areas of engineering and computer science. Through the content analysis of the interviews it was possible to identify the common aspects and singularities among participants, and also how such variables combine themselves in the determination development and expression of excellent performance. The results obtained suggest the presence of joint and combined variables of the academic success in their discourses. Among them we point out the abilities of selfregulation and self-control and the involvement and effort spent in the accomplishment of the tasks.por
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 27 (1), 79-87por
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/1133
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectAlta realização e rendimentopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectExcelênciapor
dc.subjectRealização excepcionalpor
dc.subjectSucesso académicopor
dc.subjectAcademic successpor
dc.subjectExcellencepor
dc.subjectExceptional performancepor
dc.subjectHigh performance and achievementpor
dc.subjectHigher educationpor
dc.titleAlunos de excelência no ensino superior: Comunalidades e singularidades na trajectória académicapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage87por
oaire.citation.startPage79por
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP 27(1) 79-87.pdf
Size:
85.04 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: