Repository logo
 
Publication

O conflito na sala de aula: Representações mobilizadas por professores

dc.contributor.authorCarita, Ana
dc.date.accessioned2017-10-21T12:01:24Z
dc.date.available2017-10-21T12:01:24Z
dc.date.issued1999
dc.description.abstractPretende-se dar conta de parte de uma investigação realizada no âmbito da relação pedagógica e particularmente da relação pedagógica em situação de conflito na aula. Visou-se, entre outros objectivos, explorar as representações sociais de professores do 3º ciclo sobre o conflito na aula - a significação e origem que lhe atribuem e as modalidades de gestão que vulgarmente mobilizam. O artigo apresenta a seguinte estrutura: em primeiro lugar definimos o campo da relação pedagógica tal como nós a postulamos. Em segundo lugar referimo- -nos ao estudo da relação pedagógica, sumariando brevemente algumas correntes de investigação e desenvolvendo a referência a estudos que valorizam a exploração dos fenómenos representacionais como um contributo importante para a compreensão da relação pedagógica (Gilly, Mollo, Meyer, Estrela). De seguida apresentam-se e comentam-se os dados recolhidos no âmbito da nossa investigação, os dados relativos a representação do conflito na aula.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of the research is to give us un orview of the pedagogical relationship in the classroom mainly about conflict situations. It was our aim to explore the high teacher‘s representations about the conflict in the classroom - their attributions about his meaning and origins and the managing skills that they usually mobilize. This article as the following structures: first we present our conceptions of pedagogical relationship. Then we describe some empirical researches about this field and it is made a synthesis of the several lines in this area of investigation, referring some studies that explore the importance of the representations toward the explore relationship understanding. In the end we present and comment the data of our research and wich are related to the conflict representation in the classroom.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 1(17), 79-95.pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5861
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectRelação pedagógicapt_PT
dc.subjectRepresentaçõespt_PT
dc.subjectConflitopt_PT
dc.subjectIndisciplinapt_PT
dc.subjectPedagogical relationshippt_PT
dc.subjectRepresentationspt_PT
dc.subjectConflictpt_PT
dc.subjectIndisciplinept_PT
dc.titleO conflito na sala de aula: Representações mobilizadas por professorespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage95pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage79pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume17pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1999_1_79.pdf
Size:
1.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: