Repository logo
 
Publication

Anne Frank e a travessia da adolescĂȘncia em cativeiro

dc.contributor.advisorCarreiras, Maria AntĂłnia Trigueiros de Castro
dc.contributor.authorVitĂłrio, Andreia Filipa dos Santos
dc.date.accessioned2015-05-30T10:13:59Z
dc.date.available2015-05-30T10:13:59Z
dc.date.issued2014
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitåriopor
dc.description.abstractPoderemos considerar “O DiĂĄrio de Anne Frank” como um documento histĂłrico, dado que para alĂ©m de nos relatar factos sobre a Segunda Guerra Mundial e as repercussĂ”es da perseguição nazi aos judeus, mostra-nos tambĂ©m de uma forma abrangente as problemĂĄticas da adolescĂȘncia vivenciadas pela autora num ambiente de clausura, de medo constante da morte e de limitação de contatos durante vinte e cinco meses dentro de um Anexo Secreto. O principal objetivo deste trabalho serĂĄ tentar fazer uma anĂĄlise sobre a AdolescĂȘncia de Anne entre os 13 e os 15 anos com base no que foi escrito no seu “DiĂĄrio”, identificando com o que se encontra referido por alguns teĂłricos sobre o desenvolvimento humano no perĂ­odo da adolescĂȘncia, caracterizado por mudanças biolĂłgicas, emocionais, cognitivas e sociais. VĂĄrios autores consideram este perĂ­odo de transição como sendo o segundo processo de separaçãoindividuação marcado por manifestaçÔes de autonomia, crises familiares, necessidade do mundo externo e dos pares, situaçÔes de agressividade e conflito, construção da identidade e o despertar da sexualidade. Tentamos compreender a função reparadora que o “DiĂĄrio” representou para Anne Frank durante esse perĂ­odo de sobrevivĂȘncia. Ao escrever os seus pensamentos e sentimentos, Anne foi capaz de se aproximar e suster o seu mundo interno e criar o seu prĂłprio espaço no Anexo.por
dc.description.abstractABSTRACT: “The diary of Anne Frank” can be considered an historical document as, besides giving us facts on World War II and the consequences of Nazi persecution to Jews, it also shows in a wide way the adolescence problems faced by the author in an environment of closure, of constant fear of death and of limitation of human contact for almost two years inside a Secret Annex. The main purpose of this essay is to try to analyze Anne’s Adolescence between the ages of 13 and 15 based on what has been written in her Diary identified with what is referred on several theories about this period of human development. It is characterized by biological, emotional, cognitive and social changes. Several authors consider this transition period as the second process of separation-individuation characterized by manifestations of autonomy, family crisis, need of the external world and peers, situations of aggressiveness and conflict, construction of identity and the awakening of sexuality. It is tried to understand the repairing function that the “Diary” represented to Anne Frank in that survival period. When writing her thoughts and feelings, Anne was able to get closer and sustain her internal world and also create her own space in the Annex.por
dc.identifier.tid201090074
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3728
dc.language.isoporpor
dc.subjectDiĂĄrio de Anne Frankpor
dc.subjectAdolescĂȘnciapor
dc.subjectCativeiropor
dc.subjectMedopor
dc.subjectDiary of Anne Frankpor
dc.subjectAdolescencepor
dc.subjectCaptivity,por
dc.subjectFearpor
dc.titleAnne Frank e a travessia da adolescĂȘncia em cativeiropor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplinePsicologia ClĂ­nicapor
thesis.degree.levelMestre em Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia ClĂ­nicapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
17938.pdf
Size:
261.25 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: