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Anne Frank e a travessia da adolescĂȘncia em cativeiro

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Poderemos considerar “O DiĂĄrio de Anne Frank” como um documento histĂłrico, dado que para alĂ©m de nos relatar factos sobre a Segunda Guerra Mundial e as repercussĂ”es da perseguição nazi aos judeus, mostra-nos tambĂ©m de uma forma abrangente as problemĂĄticas da adolescĂȘncia vivenciadas pela autora num ambiente de clausura, de medo constante da morte e de limitação de contatos durante vinte e cinco meses dentro de um Anexo Secreto. O principal objetivo deste trabalho serĂĄ tentar fazer uma anĂĄlise sobre a AdolescĂȘncia de Anne entre os 13 e os 15 anos com base no que foi escrito no seu “DiĂĄrio”, identificando com o que se encontra referido por alguns teĂłricos sobre o desenvolvimento humano no perĂ­odo da adolescĂȘncia, caracterizado por mudanças biolĂłgicas, emocionais, cognitivas e sociais. VĂĄrios autores consideram este perĂ­odo de transição como sendo o segundo processo de separaçãoindividuação marcado por manifestaçÔes de autonomia, crises familiares, necessidade do mundo externo e dos pares, situaçÔes de agressividade e conflito, construção da identidade e o despertar da sexualidade. Tentamos compreender a função reparadora que o “DiĂĄrio” representou para Anne Frank durante esse perĂ­odo de sobrevivĂȘncia. Ao escrever os seus pensamentos e sentimentos, Anne foi capaz de se aproximar e suster o seu mundo interno e criar o seu prĂłprio espaço no Anexo.
ABSTRACT: “The diary of Anne Frank” can be considered an historical document as, besides giving us facts on World War II and the consequences of Nazi persecution to Jews, it also shows in a wide way the adolescence problems faced by the author in an environment of closure, of constant fear of death and of limitation of human contact for almost two years inside a Secret Annex. The main purpose of this essay is to try to analyze Anne’s Adolescence between the ages of 13 and 15 based on what has been written in her Diary identified with what is referred on several theories about this period of human development. It is characterized by biological, emotional, cognitive and social changes. Several authors consider this transition period as the second process of separation-individuation characterized by manifestations of autonomy, family crisis, need of the external world and peers, situations of aggressiveness and conflict, construction of identity and the awakening of sexuality. It is tried to understand the repairing function that the “Diary” represented to Anne Frank in that survival period. When writing her thoughts and feelings, Anne was able to get closer and sustain her internal world and also create her own space in the Annex.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitårio

Keywords

DiĂĄrio de Anne Frank AdolescĂȘncia Cativeiro Medo Diary of Anne Frank Adolescence Captivity, Fear

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