Publication
Abordagem centrada na familia: Avaliação de práticas num projecto de intervenção precoce
dc.contributor.author | Cara-Linda, Maria Antónia do Carmo Paulo Reis | |
dc.date.accessioned | 2011-01-28T11:26:12Z | |
dc.date.available | 2011-01-28T11:26:12Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.description | Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional | por |
dc.description.abstract | A evolução de modelos e práticas em Intervenção Precoce tem sofrido, nas últimas décadas grandes alterações em função dos avanços nas conceptualizações teóricas e investigações' associadas, mobilizando um número cada vez maior de estudos ao nível da comunidade científica. O estudo que apresentamos, enquadra-se no âmbito da investigação em Intervenção Precoce, e propõe-se avaliar as práticas desenvolvidas num Projecto de Intervenção Precoce, auscultando famílias, técnicos e estruturas educativas da comunidade, na perspectiva de melhorar e ajustar essas práticas aos actuais modelos conceptuais e às necessidades das famílias que são atendidas, tendo em conta o contexto onde o projecto se insere. Neste sentido definiram-se três objectivos de investigação: - Auscultar o parecer dos técnicos do PIP e estruturas educativas sobre as práticas desenvolvidas pelo mesmo. - Analisar a opinião das educadoras do ensino regular com crianças apoiadas pelo PIP sobre o apoio / orientação recebidas por parte deste. - Conhecer e analisar as percepções dos pais e técnicos sobre o envolvimento familiar nos processos de avaliação e intervenção. Para o desenvolvimento do estudo utilizamos uma metodologia de natureza essencialmente qualitativa. Aplicamos questionários para conhecer a opinião de técnicos, coordenadores e educadores das estruturas educativas. Para conhecer as percepções das famílias e técnicos sobre o envolvimento familiar nos processos de avaliação e intervenção optámos por um questionário aplicado às famílias em situação de entrevista, de forma a assegurarmo-nos que todas as questões eram compreendidas. Na mesma altura foi também solicitado em paralelo o preenchimento de um questionário paralelo ao técnico que acompanhava a família. Os resultados do estudo indicam uma prática de Intervenção Precoce, com uma articulação interserviços em que a equipa constituída por técnicos de formação diversificada assume um papel relevante de suporte e apoio às práticas. O envolvimento parental activo é referido por vários autores, como indispensável em Intervenção Precoce, devendo as práticas de IP devem implicar uma cooperação participada dos pais nos processos de avaliação, planificação e intervenção. Os resultados do estudo indicam que as famílias apoiadas se percepcionam envolvidas quer nos processos de avaliação, quer na intervenção e que esse envolvimento é igualmente percepcionado pelos técnicos. Numa análise comparativa, os resultados indicam que, nas práticas de intervenção, não há diferenças significativas entre pais e técnicos. No entanto, o envolvimento dos pais na avaliação é percepcionado pelos técnicos como mais elevado, havendo diferenças significativas relativamente às percepções dos pais. Os resultados mostram também que há alguns aspectos que a equipa deve reequacionar, nomeadamente no que se refere à formalização e entrega de registos escritos aos pais. Na sua globalidade, os resultados obtidos revelam indicadores de qualidade, na linha das principais teorias defendidas na revisão de literatura: no trabalho com as famílias, no trabalho de equipa e na articulação de serviços. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/388 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.subject | Psicologia educacional | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Intervenção precoce | por |
dc.subject | Projecto | por |
dc.subject | Modelos | por |
dc.subject | Instrumentos | por |
dc.subject | Educational psychology | por |
dc.subject | Family | por |
dc.subject | Assessment | por |
dc.subject | Early intervention | por |
dc.subject | Project | por |
dc.subject | Models | por |
dc.subject | Instruments | por |
dc.title | Abordagem centrada na familia: Avaliação de práticas num projecto de intervenção precoce | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |