Publication
A relação entre o nível conceptual de escrita, o conhecimento das letras e a consciência silábica e fonémica em crianças de Idade pré-escolar.
| dc.contributor.author | Andreia Cristina da Silva, Reis | |
| dc.contributor.author | Proença, Margarida Vieira Martins Cid | |
| dc.contributor.author | Martins, Margarida Alves | |
| dc.date.accessioned | 2017-06-05T15:28:35Z | |
| dc.date.available | 2017-06-05T15:28:35Z | |
| dc.date.issued | 2012 | |
| dc.description.abstract | A entrada das crianças no mundo da linguagem escrita tem sido alvo de variadíssimos estudos nos últimos anos. Analisar como a criança compreende o princípio alfabético, bem como a interação entre as variáveis que parecem influenciar os níveis de escrita, como é o caso da consciência fonológica e do conhecimento do nome e som das letras, é de extrema importância para os investigadores da área. Investigações mais recentes apontam que o desenvolvimento da escrita infantil não acontece de forma linear, sendo que nem todas as crianças passam por todas as fases de escrita. Na presente investigação procura-se compreender se existem diferenças no número de letras conhecidas, no nível de consciência fonológica (silábica e fonémica), no número de fonetizações na escrita e no nível de desenvolvimento cognitivo entre crianças classificadas com níveis conceptuais de escrita pré-silábica, início de fonetização ou silábica com fonetização. Participaram neste estudo 61 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos. Foi avaliado o número de letras conhecidas, o nível de consciência fonológica (silábica e fonémica) e o nível de desenvolvimento cognitivo. Foi ainda realizada uma prova de escrita, para posteriormente classificar o nível conceptual da mesma e analisar as diferenças existentes entre os grupos ao nível das variáveis avaliadas. Foram encontradas diferenças entre os grupos ao nível da consciência silábica, consciência fonémica e número de letras conhecidas. Contudo, uma análise mais pormenorizada evidenciou contradições nas relações entre as variáveis, demonstrando que o desenvolvimento das conceptualizações da escrita nem sempre decorre de forma linear. Introdução | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 284-298). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-989-8384-15-7 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5532 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.publisher | ISPA - Instituto Superior | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
| dc.title | A relação entre o nível conceptual de escrita, o conhecimento das letras e a consciência silábica e fonémica em crianças de Idade pré-escolar. | pt_PT |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 298 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 284 | pt_PT |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
