Repository logo
 
Publication

A importância do envolvimento parental no sucesso e aprendizagem das crianças

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSalvador, Liliana
dc.contributor.authorPires, Ana Rita Mestre
dc.date.accessioned2023-09-05T15:31:29Z
dc.date.available2023-09-05T15:31:29Z
dc.date.issued2023-07-28
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractA presente investigação tem como objetivo compreender a influência da Cultura Organizacional na relação entre o Ajustamento Pessoa-Função (Person-Job Fit) e o Ajustamento Pessoa-Organização (Person-Organization Fit) com a Intenção de Saída. Este estudo contou com a participação de 210 indivíduos, dos quais 84 são do sexo masculino, 123 do sexo feminino e 2 de outro género. As idades dos participantes estão compreendidas entre os 19 e os 63 anos. Para testar estas variáveis foram utilizadas a escala Ajustamento Pessoa-Função e a escala Ajustamento Pessoa-Organização ambas desenvolvidas por Lauver e Kristof-Brown (2001), a escala Turnover Cognition de Bozeman e Perrewé (2001) e, por último, a escala Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI) de Cameron e Quinn (2006). Os resultados demonstram que um alto ajustamento quer à função quer à organização contribui para a redução da intenção de a abandonar voluntariamente. Para além disso, verificouse que a Cultura de Inovação modera a relação entre o Ajustamento Pessoa-Função e a Intenção de Saída e que a Cultura de Objetivos modera a relação entre o Ajustamento Pessoa-Organização e a Intenção de Saída. Com este estudo, destaca-se a importância da Cultura e como esta deve assumir um papel importante no processo de gestão organizacional, ainda mais numa altura onde progressivamente as organizações enfrentam dificuldades em reter e atrair colaboradores.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The supervised teaching practice was carried out in a public institution, with a class of the 2nd year of schooling, with 25 children, 12 male and 13 female, and the teacher of the class. Currently, the importance of establishing an effective relationship with families is known, in order to create favorable environments for children and their motivation for learning. Thus, having knowledge about these assumptions, the following research questions were elaborated: 1) According to the parents, teachers and children perspectives, how is parental involvement defined and what is its importance? 2) What are the teacher's practices to promote parental involvement? 3) From the perspective of parents and teachers, does parental involvement have any impact on children's success and learning? The investigation carried out was of a qualitative nature. The instruments for data collection were field notes, interviews with the teacher and some children, a questionnaire for parents and an analysis of the ClassDojo application, which is usually used in school group routine. Data analysis made it possible to understand the importance of parental involvement in the context under study, to identify the teacher's practices to promote parental involvement and to assess whether there is any relationship, in this context, between parental involvement and the learning and success of the group of children.pt_PT
dc.identifier.tid203339843pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9256
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectEnvolvimento parentalpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectSucessopt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectParental involvementpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectSuccesspt_PT
dc.titleA importância do envolvimento parental no sucesso e aprendizagem das criançaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
27814.pdf
Size:
701.19 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: