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A relação entre responsabilidade social percebida e satisfação no trabalho: O papel mediador da imagem organizacional

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Com o presente estudo investigou-se a relação entre a responsabilidade social percebida e a satisfação no trabalho. Examinou-se ainda se a imagem organizacional desempenharia um papel mediador nesta relação. inquiriram-se 301 colaboradores relativamente ao envolvimento corporativo em três dimensões de responsabilidade social (económica/colaboradores e comunidade/ambiente, a imagem da organização e a satisfação no trabalho. Os resultados mostram que a percepção do envolvimento da organização em cada uma das dimensões de responsabilidade social se encontra positivamente associada à satisfação no trabalho. A relação entre a percepção do envolvimento em práticas das dimensões comunidade/ambiente e económica e a satisfação no trabalho é explicada pela imagem que os colaboradores detém da organização. Face aos resultados obtidos, conclui-se que a percepção de implementação de práticas de responsabilidade social pelas organizações ajuda a promover o desenvolvimento de uma imagem favorável junto dos seus colaboradores, com consequências positivas para a satisfação dos mesmos. As organizações interessadas em promover a satisfação no trabalho poderão fazê-lo, nomeadamente, através da implementação de práticas de gestão de recursos humanos sustentáveis e promotoras da qualidade de vida, assim como de outras práticas de responsabilidade social que facilitem o desenvolvimento de uma imagem organizacional favorável.

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In M. Roberto, M. Batista, R. Morais, R. Costa & L. Lima (Orgs.), Percursos da investigação em psicologia social e organizacional (pp. 105-118). Lisboa: Colibri

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Colibri

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