Repository logo
 
Publication

Assembleia de turma : a sua importância para a formação pessoal e social

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMontiel, António Luís
dc.contributor.authorManso, Marta Grencho
dc.date.accessioned2018-11-09T15:38:55Z
dc.date.available2018-11-09T15:38:55Z
dc.date.issued2018-08
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractEste relatório foi elaborado de acordo com as orientações da Prática Supervisionada (PS) em 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB), num contexto pedagógico caracterizado por uma pedagogia onde a individualidade e a expressão livre da criança, baseada nas relações e na reflexão daquilo que é vivido, é o motor do processo de ensino-aprendizagem. Para abordar a temática das Assembleias de Turma, pareceu-me fundamental a oportunidade que tive para poder efetuar uma observação cuidada, direta e direcionada, tentando entender qual a sua importância para a formação pessoal e social das crianças envolvidas, e como se estrutura este momento na rotina do grupo. Este estudo procura dar resposta à importância da realização periódica das Assembleias de Turma, focando o desenvolvimento de quatro aspetos específicos como a responsabilidade, a justiça, o sentido crítico e a autonomia. Optei por uma metodologia qualitativa, tendo recolhido os dados para este estudo através de observações diretas, registo de notas de campo e entrevistas dentro deste âmbito. Neste relatório, é apresentado aquilo que foi mais significativo durante as observações realizadas no decorrer da Prática Supervisionada bem como uma síntese dos aspetos fundamentais referidos nas entrevistas realizadas. Pretende-se analisar e refletir sobre os atos que as crianças adotam espontaneamente durante as Assembleias fazendo a ponte com uma reflexão sobre o contexto de Assembleia pelos mesmos, focado nos quatro aspetos supramencionados. No final, será apresentada uma reflexão sobre a minha prática e o impacto que a temática abordada teve enquanto futura profissional.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This report follows the instructions of the Supervisioned Pratice in the first cycle of Basic Education, in an educational context characterized by a pedagogical approach that is based on the individuality and free expression of the child, based on the relationships and reflection of what is lived, as the motor of the teaching-learning process. To develop the Class Assemblies issue, it was important to routinely and carefully observe these moments to understand its meaning and relevance for the personal and social training of the children involved, and how the class assembly is structured in the group routines. This study seeks to respond to the importance of periodic holding of Class Assemblies, focusing on the development of four specific aspects, namely, responsibility, justice, critical sense and autonomy. For the study, a qualitative method was adopted. Data were collected by means of direct observations, field records and interviews, carried out in this context. This report presents what was most significant during the observations made during the practice and a summary of the most important aspects mentioned by the children in the interviews. The intention was to analyze the behaviour that each child spontaneously adopts during the Assemblies and relate it with an individual reflection on the Assembly context, focusing the four above mentioned aspects. This report finishes with a personal refletion on my pratice and the impact of the subject addressed in my career, as a future professional.pt_PT
dc.identifier.tid201976650pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6702
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subject1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectFormação pessoal e socialpt_PT
dc.subjectAssembleias de turmapt_PT
dc.subjectResponsabilidadept_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectJustiçapt_PT
dc.subjectSentido críticopt_PT
dc.subjectPrimary schoolpt_PT
dc.subjectPersonal and social developmentpt_PT
dc.subjectClass assemblypt_PT
dc.subjectResponsabilitypt_PT
dc.subjectAutonomypt_PT
dc.subjectJusticept_PT
dc.subjectCritical sensept_PT
dc.titleAssembleia de turma : a sua importância para a formação pessoal e socialpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
24977.pdf
Size:
438.9 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: