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Competências da prática clínica na atuação em teatro playback

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorGonzalez, António José César de Almeida
dc.contributor.authorBebiano, Carolina dos Santos
dc.date.accessioned2022-01-27T10:56:01Z
dc.date.available2022-01-27T10:56:01Z
dc.date.issued2021-12-06
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.pt_PT
dc.description.abstractO presente estudo teve como principal intuito explorar competências essenciais à comunicação e processo terapêutico, recorrendo aos modelos de Bion, entre eles o de modelo continente-conteúdo, de capacidade negativa e o conceito de sem memória, sem desejo, sem ânsia de compreensão. Investigamos se o processo e comunicação terapêuta-paciente são semelhantes ao processo e comunicação ator-público no Teatro Playback. Para tal, utilizamos o método de investigação qualitativa de análise temática e entrevistamos atores e atrizes participantes do grupo de Teatro Playback do dISPAr Teatro - o Projecto Eco. Foram levantados 3 temas principais: a função continente, a capacidade negativa e o conceito de sem memória, sem desejo, sem ânsia de compreensão. Os resultados do estudo mostraram semelhanças nas competências presentes no processo e comunicação entre terapêuta-paciente e ator-público no Teatro Playback, sugerindo assim a hipótese do Teatro Playback servir como ferramenta facilitadora do desenvolvimento de competências à prática clínica.pt_PT
dc.description.abstractThe main purpose of this study was to explore essential competencies for communication and the therapeutic process, using Bion's models, including the container–contained model, negative capacity and the concept of without memory or desire. We investigated whether the process and communication between therapist-patient are similar to the process and communication between actor-audience in Playback Theater. To this end, we used the qualitative research method of thematic analysis and interviewed actors and actresses who participated in the Playback Theater group at dISPAr Teatro - Project Eco. Three main themes emerged: the container–contained model, the negative capacity and the concept of no memory, no desire, no eagerness for understanding. The results of the study showed similarities in the competences present in the process and communication between therapist-patient and public-actor in Playback Theater, thus suggesting the hypothesis of Playback Theater serving as a facilitating tool for the development of competences in clinical practice.pt_PT
dc.identifier.tid202883868pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8461
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectModelo continente-conteúdopt_PT
dc.subjectCapacidade negativapt_PT
dc.subjectTeatro playbackpt_PT
dc.subjectAnálise temáticapt_PT
dc.subjectContainer–contained modelpt_PT
dc.subjectNegative capacitypt_PT
dc.subjectPlayback theaterpt_PT
dc.subjectThematic analysispt_PT
dc.titleCompetências da prática clínica na atuação em teatro playbackpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

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