Repository logo
 
Publication

Minilab do Valado – Um projeto de intervenção no 1º Ciclo do ensino básico e no pré-escolar

dc.contributor.authorSantos, Ana Filipa
dc.contributor.authorCardoso, Ana
dc.contributor.authorMachado, Eliana
dc.contributor.authorMoreira, Filipe
dc.contributor.authorCosta, Vera
dc.contributor.authorAlmeida, Patrícia Albergaria
dc.date.accessioned2017-04-26T19:08:10Z
dc.date.available2017-04-26T19:08:10Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractNeste poster descreve-se e discute-se o projeto de intervenção educacional “MiniLab do Valado”, implementado em duas turmas do 1º ciclo do Ensino Básico (n=40) e numa turma do Ensino Pré-Escolar (n=20), na Costa do Valado, Aveiro. Os objetivos gerais deste projeto são: i) promover junto das crianças o gosto pela ciência, através do seu envolvimento em atividades científicas, e ii) sensibilizar as crianças para questões relacionadas com a sustentabilidade. Pretendeu-se, ainda, que estas crianças fossem veículos de sensibilização das suas famílias, que foram envolvidas, de forma direta, em momentos pontuais da intervenção. Este projeto surge no âmbito de uma Unidade Curricular da licenciatura em Educação Básica, da Universidade de Aveiro. A intervenção teve a duração de um semestre letivo, englobando a conceção, preparação e implementação de várias atividades, em contexto escolar. Estas atividades englobaram, por exemplo, i) a realização de experiências que permitiram discutir os efeitos de poluentes na germinação de sementes e na qualidade da água, e ii) a construção de uma estação meteorológica, com recurso a materiais reciclados, como forma de discutir a temática das alterações climáticas. Após a implementação de cada atividade as crianças responderam a um breve inquérito, de modo a recolher as suas opiniões e a avaliar os conhecimentos adquiridos. O projeto foi muito bem recebido pelos 60 alunos envolvidos, assim como pelas suas famílias e professoras, tendo todos revelado interesse em que o mesmo tivesse continuidade em anos letivos ulteriores.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.1125-1138). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5442
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA - Instituto Superiorpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.titleMinilab do Valado – Um projeto de intervenção no 1º Ciclo do ensino básico e no pré-escolarpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage1138pt_PT
oaire.citation.startPage1125pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CPE_12_1125-1138.pdf
Size:
355.49 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: