Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
355.49 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste poster descreve-se e discute-se o projeto de intervenção educacional “MiniLab do
Valado”, implementado em duas turmas do 1º ciclo do Ensino Básico (n=40) e numa turma do
Ensino Pré-Escolar (n=20), na Costa do Valado, Aveiro. Os objetivos gerais deste projeto são: i)
promover junto das crianças o gosto pela ciência, através do seu envolvimento em atividades
científicas, e ii) sensibilizar as crianças para questões relacionadas com a sustentabilidade.
Pretendeu-se, ainda, que estas crianças fossem veículos de sensibilização das suas famílias, que
foram envolvidas, de forma direta, em momentos pontuais da intervenção. Este projeto surge no
âmbito de uma Unidade Curricular da licenciatura em Educação Básica, da Universidade de
Aveiro. A intervenção teve a duração de um semestre letivo, englobando a conceção, preparação e
implementação de várias atividades, em contexto escolar. Estas atividades englobaram, por
exemplo, i) a realização de experiências que permitiram discutir os efeitos de poluentes na
germinação de sementes e na qualidade da água, e ii) a construção de uma estação meteorológica,
com recurso a materiais reciclados, como forma de discutir a temática das alterações climáticas.
Após a implementação de cada atividade as crianças responderam a um breve inquérito, de modo a
recolher as suas opiniões e a avaliar os conhecimentos adquiridos. O projeto foi muito bem
recebido pelos 60 alunos envolvidos, assim como pelas suas famílias e professoras, tendo todos
revelado interesse em que o mesmo tivesse continuidade em anos letivos ulteriores.
Description
Keywords
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.1125-1138). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Superior