Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Minilab do Valado – Um projeto de intervenção no 1º Ciclo do ensino básico e no pré-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CPE_12_1125-1138.pdf355.49 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste poster descreve-se e discute-se o projeto de intervenção educacional “MiniLab do Valado”, implementado em duas turmas do 1º ciclo do Ensino Básico (n=40) e numa turma do Ensino Pré-Escolar (n=20), na Costa do Valado, Aveiro. Os objetivos gerais deste projeto são: i) promover junto das crianças o gosto pela ciência, através do seu envolvimento em atividades científicas, e ii) sensibilizar as crianças para questões relacionadas com a sustentabilidade. Pretendeu-se, ainda, que estas crianças fossem veículos de sensibilização das suas famílias, que foram envolvidas, de forma direta, em momentos pontuais da intervenção. Este projeto surge no âmbito de uma Unidade Curricular da licenciatura em Educação Básica, da Universidade de Aveiro. A intervenção teve a duração de um semestre letivo, englobando a conceção, preparação e implementação de várias atividades, em contexto escolar. Estas atividades englobaram, por exemplo, i) a realização de experiências que permitiram discutir os efeitos de poluentes na germinação de sementes e na qualidade da água, e ii) a construção de uma estação meteorológica, com recurso a materiais reciclados, como forma de discutir a temática das alterações climáticas. Após a implementação de cada atividade as crianças responderam a um breve inquérito, de modo a recolher as suas opiniões e a avaliar os conhecimentos adquiridos. O projeto foi muito bem recebido pelos 60 alunos envolvidos, assim como pelas suas famílias e professoras, tendo todos revelado interesse em que o mesmo tivesse continuidade em anos letivos ulteriores.

Description

Keywords

Citation

In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.1125-1138). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ISPA - Instituto Superior