Repository logo
 
Publication

Efeito da credibilidade do treinador de futebol na persuasão dos atletas: A responsabilidade de ser credível

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorGarcia-Marques, Teresa
dc.contributor.authorPires, Ricardo André Duarte
dc.date.accessioned2018-10-17T15:25:39Z
dc.date.available2018-10-17T15:25:39Z
dc.date.issued2018-08
dc.date.submitted2018-08
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade em Psicologia Social e das Organizaçõespt_PT
dc.description.abstractA comunicação na relação treinador-atleta tem-se revelado de extrema importância no contexto desportivo (Weinberg & Gould, 2010), levando inclusive alguns atletas a valorizar mais a capacidade comunicativa dos seus treinadores do que as suas competências técnicas (Philippe & Seiler, 2006). A elevada relevância do tema é, contudo, contrariada pela escassez de estudo que abordam esta temática. A presente investigação procura perceber de que forma é que o nível de credibilidade de um treinador de futebol pode interferir na persuasão dos jogadores. Conhecimento científico tem demonstrado que a credibilidade da fonte pode assumir diferentes papéis em função da capacidade e motivação dos recetores. Especificamente, o Elaboration Likelihood Model (Petty & Cacioppo, 1986) sugere que, em condições de moderada elaboração, a elevada credibilidade da fonte funciona como potenciadora dos níveis de elaboração dos recetores, gerando maiores níveis de escrutínio da mensagem persuasiva. Segundo um design experimental, manipulou-se a credibilidade do treinador (elevada vs. reduzida) e a qualidade da sua mensagem (forte vs. fraca), medindo-se o respetivo impacto na atitude dos jogadores em contexto de moderada elaboração. Os resultados revelam que a elevada credibilidade do treinador gera maior escrutínio da mensagem por parte dos jogadores, acentuando a tendência atitudinal imposta pela qualidade da mensagem. Estes dados salientam que o maior impacto atitudinal de um treinador de elevada credibilidade sobre os jogadores também lhe confere maior responsabilidade na escolha dos argumentos a utilizar, pois se o impacto de uma mensagem forte é amplificado, o de uma mensagem fraca é ainda mais penalizador.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT:pt_PT
dc.identifier.tid201964805pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6660
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPersuasãopt_PT
dc.subjectRelação treinador-atletapt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectCredibilidade da fontept_PT
dc.subjectPersuasionpt_PT
dc.subjectCoach-athlete relationshippt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectSource credibilitypt_PT
dc.titleEfeito da credibilidade do treinador de futebol na persuasão dos atletas: A responsabilidade de ser credívelpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
21836.pdf
Size:
3.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: