Publication
IL-HUMASS – Instrumento de Avaliação de Competências em Literacia da Informação: Um estudo de adaptação à população portuguesa (Parte I)
dc.contributor.author | Lopes, Carlos | |
dc.contributor.author | Pinto, Maria | |
dc.date.accessioned | 2010-04-21T10:39:19Z | |
dc.date.available | 2010-04-21T10:39:19Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description.abstract | O questionário IL-HUMASS sobre literacia da informação foi concebido e desenhado para ser aplicado à população de estudantes, professores e bibliotecários dos diversos níveis na área das ciências sociais e humanidades nas universidades espanholas e portuguesas. O método de estudo de caso, as opiniões de especialistas e a revisão da literatura foram utilizados para conceber a versão inicial que foi refinada através de focus group a estudantes, entrevistas aos bibliotecários e relatórios académicos. A versão final contendo 26 itens agrupados em quatro categorias (pesquisa da informação, avaliação, tratamento e comunicação e difusão) e em três dimensões de autoavaliação (motivação, auto-eficácia e fonte favorita de aprendizagem). A natureza de auto-resposta do questionário IL-HUMASS envolve uma aproximação à auto-avaliação que foi até agora raramente proposta e de forma limitada. Promove uma melhor compreensão dos diferentes grupos de utilizadores através de uma análise mista que inclui duas dimensões quantitativas (motivação e auto-eficácia) e uma dimensão qualitativa (a fonte favorita de aprendizagem). *****ABSTRACT***** The IL-HUMASS survey on information literacy has been designed, based on and aimed to be applied to a population of students, teachers and librarians holding various degrees in social sciences and humanities at Spanish and Portuguese universities. The case-study method, experts’ opinions, and a literature review were used to prepare an initial version that was refined through student focus groups, interviews with librarians, and academics’ reports. A final version contained 26 items grouped into four categories (information search, assessment, processing and communication/dissemination) and three self-reporting dimensions (motivation, self-efficacy and favourite source of learning). The self-reporting nature of the ILHUMASS survey involves a self-assessment approach that has until now been proposed rarely and only in a limited way. This will enable a better understanding of user groups through a mixed analysis including two quantitative dimensions (motivation and self-efficacy) and one qualitative dimension (the preferred source of learning). | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/200 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.subject | IL-HUMASS | pt |
dc.subject | Literacia da informação | pt |
dc.subject | Information literacy | pt |
dc.title | IL-HUMASS – Instrumento de Avaliação de Competências em Literacia da Informação: Um estudo de adaptação à população portuguesa (Parte I) | pt |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Guimarães | pt |
oaire.citation.title | 10º Congresso da BAD 2010, 7 - 9 de Abril: Actas Politicas de Informação na Sociedade em rede | pt |
person.familyName | Lopes | |
person.givenName | Carlos | |
person.identifier | N-6530-2013 | |
person.identifier.ciencia-id | 7916-AB38-9931 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6440-4739 | |
person.identifier.scopus-author-id | 15074167200 | |
rcaap.rights | openAccess | pt |
rcaap.type | conferenceObject | pt |
relation.isAuthorOfPublication | 1162f22f-dc46-4c05-a2c2-ac43ef602e07 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 1162f22f-dc46-4c05-a2c2-ac43ef602e07 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- IL-HUMASS – instrumento de avaliação de comptencias em literacia da informação.pdf
- Size:
- 119.2 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: