Repository logo
 
Publication

IL-HUMASS – Instrumento de Avaliação de Competências em Literacia da Informação: Um estudo de adaptação à população portuguesa (Parte I)

dc.contributor.authorLopes, Carlos
dc.contributor.authorPinto, Maria
dc.date.accessioned2010-04-21T10:39:19Z
dc.date.available2010-04-21T10:39:19Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractO questionário IL-HUMASS sobre literacia da informação foi concebido e desenhado para ser aplicado à população de estudantes, professores e bibliotecários dos diversos níveis na área das ciências sociais e humanidades nas universidades espanholas e portuguesas. O método de estudo de caso, as opiniões de especialistas e a revisão da literatura foram utilizados para conceber a versão inicial que foi refinada através de focus group a estudantes, entrevistas aos bibliotecários e relatórios académicos. A versão final contendo 26 itens agrupados em quatro categorias (pesquisa da informação, avaliação, tratamento e comunicação e difusão) e em três dimensões de autoavaliação (motivação, auto-eficácia e fonte favorita de aprendizagem). A natureza de auto-resposta do questionário IL-HUMASS envolve uma aproximação à auto-avaliação que foi até agora raramente proposta e de forma limitada. Promove uma melhor compreensão dos diferentes grupos de utilizadores através de uma análise mista que inclui duas dimensões quantitativas (motivação e auto-eficácia) e uma dimensão qualitativa (a fonte favorita de aprendizagem). *****ABSTRACT***** The IL-HUMASS survey on information literacy has been designed, based on and aimed to be applied to a population of students, teachers and librarians holding various degrees in social sciences and humanities at Spanish and Portuguese universities. The case-study method, experts’ opinions, and a literature review were used to prepare an initial version that was refined through student focus groups, interviews with librarians, and academics’ reports. A final version contained 26 items grouped into four categories (information search, assessment, processing and communication/dissemination) and three self-reporting dimensions (motivation, self-efficacy and favourite source of learning). The self-reporting nature of the ILHUMASS survey involves a self-assessment approach that has until now been proposed rarely and only in a limited way. This will enable a better understanding of user groups through a mixed analysis including two quantitative dimensions (motivation and self-efficacy) and one qualitative dimension (the preferred source of learning).pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/200
dc.language.isoporpt
dc.subjectIL-HUMASSpt
dc.subjectLiteracia da informaçãopt
dc.subjectInformation literacypt
dc.titleIL-HUMASS – Instrumento de Avaliação de Competências em Literacia da Informação: Um estudo de adaptação à população portuguesa (Parte I)pt
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceGuimarãespt
oaire.citation.title10º Congresso da BAD 2010, 7 - 9 de Abril: Actas Politicas de Informação na Sociedade em redept
person.familyNameLopes
person.givenNameCarlos
person.identifierN-6530-2013
person.identifier.ciencia-id7916-AB38-9931
person.identifier.orcid0000-0002-6440-4739
person.identifier.scopus-author-id15074167200
rcaap.rightsopenAccesspt
rcaap.typeconferenceObjectpt
relation.isAuthorOfPublication1162f22f-dc46-4c05-a2c2-ac43ef602e07
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1162f22f-dc46-4c05-a2c2-ac43ef602e07

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
IL-HUMASS – instrumento de avaliação de comptencias em literacia da informação.pdf
Size:
119.2 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: