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Posso entrar na brincadeira? O papel do/a educador/a no brincar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Brito, Ana Teresa | |
dc.contributor.author | Campos, Mariana de Sequeira Gomes e Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2024-09-02T17:38:11Z | |
dc.date.available | 2024-09-02T17:38:11Z | |
dc.date.issued | 2024-07-16 | |
dc.description | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.description.abstract | Este Relatório centra-se numa reflexão sobre o papel do/a educador/a no brincar, procurando compreender como pode criar condições para o brincar emergir, a partir de um olhar aprofundado e fundamentado na literatura sobre estratégias promotoras desta competência. O estudo desenvolveu-se numa sala de Jardim de Infância com um grupo etário heterogéneo de 20 crianças de 3-6 anos e a respetiva educadora. Atualmente, o brincar é tido como fundamental no desenvolvimento e bem-estar da criança. Todavia o papel do/a educador/a na criação de condições para as brincadeiras e na co-participação da mesmas em parceria com as crianças, são dimensões de menor problematização. Esta investigação assentou numa metodologia qualitativa, recorrendo a técnicas e instrumentos como a observação, sustentada em notas de campo, entrevistas realizadas à educadora cooperante, a uma educadora “brincante” e ao grupo de crianças, permitindo conhecer e compreender a sua visão sobre esta temática. Com os dados recolhidos e em articulação com os referenciais teóricos, foi possível aprofundar conhecimentos, destacando-se: a relevância das conceções do/a educador/a no que diz respeito ao modo como perceciona a brincadeira, implicando como a mesma é explorada pelas crianças no ambiente da sala e com os seus pares; a sua centralidade no intencional posicionamento em torno de diferentes retóricas no brincar, criando condições para aumentar e diversificar as possibilidades de ação das crianças no envolvimento. Destaca-se a importância da tomada de consciência sobre relevância de brincar na intencionalidade educativa e a necessidade de uma prática reflexiva sobre a sua ação como brincante que a sustente. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203676033 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/9889 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Brincar | pt_PT |
dc.subject | Papel do/a educador/a | pt_PT |
dc.subject | Retóricas | pt_PT |
dc.subject | Intencionalidade pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Affordances | pt_PT |
dc.title | Posso entrar na brincadeira? O papel do/a educador/a no brincar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar | pt_PT |