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Posso entrar na brincadeira? O papel do/a educador/a no brincar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBrito, Ana Teresa
dc.contributor.authorCampos, Mariana de Sequeira Gomes e Ribeiro
dc.date.accessioned2024-09-02T17:38:11Z
dc.date.available2024-09-02T17:38:11Z
dc.date.issued2024-07-16
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractEste Relatório centra-se numa reflexão sobre o papel do/a educador/a no brincar, procurando compreender como pode criar condições para o brincar emergir, a partir de um olhar aprofundado e fundamentado na literatura sobre estratégias promotoras desta competência. O estudo desenvolveu-se numa sala de Jardim de Infância com um grupo etário heterogéneo de 20 crianças de 3-6 anos e a respetiva educadora. Atualmente, o brincar é tido como fundamental no desenvolvimento e bem-estar da criança. Todavia o papel do/a educador/a na criação de condições para as brincadeiras e na co-participação da mesmas em parceria com as crianças, são dimensões de menor problematização. Esta investigação assentou numa metodologia qualitativa, recorrendo a técnicas e instrumentos como a observação, sustentada em notas de campo, entrevistas realizadas à educadora cooperante, a uma educadora “brincante” e ao grupo de crianças, permitindo conhecer e compreender a sua visão sobre esta temática. Com os dados recolhidos e em articulação com os referenciais teóricos, foi possível aprofundar conhecimentos, destacando-se: a relevância das conceções do/a educador/a no que diz respeito ao modo como perceciona a brincadeira, implicando como a mesma é explorada pelas crianças no ambiente da sala e com os seus pares; a sua centralidade no intencional posicionamento em torno de diferentes retóricas no brincar, criando condições para aumentar e diversificar as possibilidades de ação das crianças no envolvimento. Destaca-se a importância da tomada de consciência sobre relevância de brincar na intencionalidade educativa e a necessidade de uma prática reflexiva sobre a sua ação como brincante que a sustente.pt_PT
dc.identifier.tid203676033pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9889
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectPapel do/a educador/apt_PT
dc.subjectRetóricaspt_PT
dc.subjectIntencionalidade pedagógicapt_PT
dc.subjectAffordancespt_PT
dc.titlePosso entrar na brincadeira? O papel do/a educador/a no brincarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolarpt_PT

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