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Advisor(s)
Abstract(s)
Este Relatório centra-se numa reflexão sobre o papel do/a educador/a no brincar,
procurando compreender como pode criar condições para o brincar emergir, a partir de
um olhar aprofundado e fundamentado na literatura sobre estratégias promotoras desta
competência.
O estudo desenvolveu-se numa sala de Jardim de Infância com um grupo etário
heterogéneo de 20 crianças de 3-6 anos e a respetiva educadora. Atualmente, o brincar é
tido como fundamental no desenvolvimento e bem-estar da criança. Todavia o papel do/a
educador/a na criação de condições para as brincadeiras e na co-participação da mesmas
em parceria com as crianças, são dimensões de menor problematização.
Esta investigação assentou numa metodologia qualitativa, recorrendo a técnicas
e instrumentos como a observação, sustentada em notas de campo, entrevistas realizadas
à educadora cooperante, a uma educadora “brincante” e ao grupo de crianças, permitindo
conhecer e compreender a sua visão sobre esta temática.
Com os dados recolhidos e em articulação com os referenciais teóricos, foi
possível aprofundar conhecimentos, destacando-se: a relevância das conceções do/a
educador/a no que diz respeito ao modo como perceciona a brincadeira, implicando como
a mesma é explorada pelas crianças no ambiente da sala e com os seus pares; a sua
centralidade no intencional posicionamento em torno de diferentes retóricas no brincar,
criando condições para aumentar e diversificar as possibilidades de ação das crianças no
envolvimento.
Destaca-se a importância da tomada de consciência sobre relevância de brincar
na intencionalidade educativa e a necessidade de uma prática reflexiva sobre a sua ação
como brincante que a sustente.
Description
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado
no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau
de Mestre em Educação Pré-Escolar
Keywords
Brincar Papel do/a educador/a Retóricas Intencionalidade pedagógica Affordances