Repository logo
 
Publication

Bem-Estar Mental e Teatro Playback: Um estudo com atrizes e atores em formação

dc.contributor.advisorGonzalez, António José César de Almeida
dc.contributor.authorCordeiro, Ana Rute Zeferino
dc.date.accessioned2024-01-15T14:50:14Z
dc.date.available2024-01-15T14:50:14Z
dc.date.issued2023-11-28
dc.date.submitted2024-01-15
dc.descriptionDissertação de Mestrado realizada sob a orientação do Professor Doutor António Gonzalez, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.pt_PT
dc.description.abstractO Bem-Estar Mental tem sido cada vez mais uma preocupação de todos. A venda de medicamentos para os transtornos mentais tem vindo a aumentar, principalmente desde a pandemia COVID-19, mas esta opção tem custos elevados. Assim, uma alternativa aos tratamentos convencionais são as Artes Expressivas que se aproximam das Terapias Artísticas Criativas. O Teatro Playback (TP) é um tipo de teatro de improviso em que os atores/atrizes representam as histórias narradas pela plateia, levando assim, a uma nova maneira de encarar a sua vida. É um formato que pode ser aplicado em diferentes faixas etárias, mostrando resultados positivos em diversos estudos já efetuados. Este trabalho teve como principal objetivo demonstrar o impacto que frequentar formação em Teatro Playback tem no Bem-Estar Mental dos participantes. Foi aplicada a versão portuguesa da Escala de Bem-Estar Mental de Warwick-Edinburgh aos participantes de três grupos – ILGA-Portugal, Clube Safo e Ultimacto pré e pós-formação. Os resultados demonstram que o impacto da formação teve efeitos estatísticos significativos na população estudada.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Mental Wellbeing has increasingly become a concern for everyone. The sale of medications for mental disorders has been increasing, especially since the COVID-19 pandemic, and these may not be the best option for the problem. Thus, an alternative to conventional treatments are the Expressive Arts, which are close to Creative Artistic Therapies (CAT). One example of artistic nontherapeutic intervention is Playback Theater (TP), a type of improvisational theater in which actors/actresses represent stories told by the audience, thus leading to a new way of looking at their lives. It is an intervention that can be applied to different age groups, with positive results in studies already carried out. The main objective of this work was to demonstrate the impact that attending training in Playback Theater has on Mental Well Being in the participants. The Portuguese version of the Warwick-Edinburgh Mental Well Being Scale was applied to participants in three groups – ILGA-Portugal, Clube Safo and Ultimacto, pre- and post-training. The results demonstrate that the impact of training had significant statistical effects on the studied population.pt_PT
dc.identifier.tid203441010pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9503
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectBem-Estar Mentalpt_PT
dc.subjectTerapias Artísticas Criativaspt_PT
dc.subjectFormação em Teatro Playbackpt_PT
dc.subjectMental Well-Beingpt_PT
dc.subjectCreative Artistic Therapiespt_PT
dc.subjectPlayback Theater Trainingpt_PT
dc.titleBem-Estar Mental e Teatro Playback: Um estudo com atrizes e atores em formaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
15569_Ana_Cordeiro_Dissertação.pdf
Size:
841.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: