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Abstract(s)
O presente estudo está inserido num Projecto mais abrangente desenvolvido pelo Gabinete de Avaliação Educacional do Ministério da Educação (GAVE - ME) ao nível da Avaliação Aferida. O referido projecto tem como finalidade identificar as dificuldades sentidas pelos alunos de 6o ano de escolaridade na realização de alguns problemas da Prova de Aferição de Matemática de 2001.
Neste âmbito foi elaborado o estudo que agora é apresentado e que tem como propósito construir base de conhecimentos sobre as dificuldades, os erros e as estratégias dos alunos na resolução de problemas relativos à área de número e cálculo, e estatística.
Para garantir a validade da informação recolhida recorreu-se a uma metodologia qualitativa (entrevista do tipo clínico) realizada a duas turmas do 2o ciclo (n=37), uma em Lisboa (grupo 1) e outra na Beira Baixa (grupo 2). Foi também aplicado um questionário que procura descrever a realidade dos alunos ao nível do seu enquadramento familiar e escolar. Os alunos foram ainda questionados sobre a Prova de Aferição, e os resultados obtidos através da realização dos problemas foram comparados com os dados nacionais.
As conclusões elaboradas revelam que os alunos consideraram a Prova de Aferição de Matemática fácil. Os nossos resultados foram superiores aos totais nacionais na maioria dos problemas. As dificuldades encontradas mostram que os problemas mais difíceis foram os que fazem parte da área de número e cálculo.
Considera-se que este estudo será mais um contributo para a continuação da investigação ao nível da Educação Matemática, no que diz respeito à identificação das dificuldades dos alunos na matemática.
Description
Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional
Keywords
Psicologia educacional Educational psychology
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada