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Teoria da vinculação: O salto do comportamento para o nível da representação

dc.contributor.authorMaia, Joana Branco
dc.contributor.authorVeríssimo, Manuela
dc.date.accessioned2012-02-08T20:32:08Z
dc.date.available2012-02-08T20:32:08Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractNos últimos 30 anos, temos assistido, no contexto da investigação empírica sobre as implicações desenvolvimentais da vinculação durante o período pré-escolar, a um aumento significativo da utilização de metodologias semi-projectivas de elicitamento de narrativas, frequentemente operacionalizadas sob a forma de tarefas de completamento de histórias (e.g., Attachment Story Completion Task). Apontadas como uma forma válida de estudar a qualidade e a organização dos Modelos Internos Dinâmicos (MID) de vinculação a sua crescente aplicação parte da crença de que poderão funcionar, metaforicamente falando, como uma janela para o mundo interno da criança, susceptível de providenciar informação não obtenível pelos tradicionais métodos standard de avaliação psicológica. O presente artigo procura discutir potencialidades e riscos da utilização deste tipo de metodologias para a compreensão da estrutura, conteúdo, determinantes e evolução dos modelos internos de crianças em idade pré-escolar, tomando como exemplo o Attachment Story Completion Task. ------ ABSTRACT ------ In the last 30 years, the research field on attachment developmental implications, and specially in what concerns the preschool years, has witnessed a considerable growth in the use of semi-projective narrative methodologies, frequently in the form of story completion tasks (e.g., Attachment Story Completion Task. Pointed out as a valid way of studying the quality and the organization of children’s attachment Internal Working Models (IWM), the intensification in its’ application stands on the belief that this type of tasks can, metaphorically speaking, represent a window to the child’s internal world. The present article aims to discuss potentialities and risks implied in the use of this type of methodologies for a deeper understanding of the structure, content, roots and evolution of preschoolers’ IWM, considering the Attachment Story Completion Task as an example.por
dc.identifier.citationPsicologia, Educação e Cultura, 15(2), 380-393por
dc.identifier.issn0874-2391
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/1214
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherColégio Internato dos Carvalhospor
dc.subjectModelos internos dinâmicospor
dc.subjectMetodologias narrativaspor
dc.subjectTarefas semiprojectivas de completamento de históriaspor
dc.subjectRepresentações de vinculaçãopor
dc.subjectInternal working modelspor
dc.subjectNarrative methodologiespor
dc.subjectSemi-projective story completion taskspor
dc.subjectAttachment representationspor
dc.titleTeoria da vinculação: O salto do comportamento para o nível da representaçãopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceVila Nova de Gaiapor
oaire.citation.endPage393por
oaire.citation.startPage380por
oaire.citation.titlePsicologia, Educação e Culturapor
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typearticlepor

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