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Authors
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Abstract(s)
Nos últimos 30 anos, temos assistido, no contexto da investigação empírica sobre as
implicações desenvolvimentais da vinculação durante o período pré-escolar, a um aumento
significativo da utilização de metodologias semi-projectivas de elicitamento de narrativas,
frequentemente operacionalizadas sob a forma de tarefas de completamento de histórias
(e.g., Attachment Story Completion Task). Apontadas como uma forma válida de estudar a
qualidade e a organização dos Modelos Internos Dinâmicos (MID) de vinculação a sua
crescente aplicação parte da crença de que poderão funcionar, metaforicamente falando,
como uma janela para o mundo interno da criança, susceptível de providenciar informação
não obtenível pelos tradicionais métodos standard de avaliação psicológica. O presente
artigo procura discutir potencialidades e riscos da utilização deste tipo de metodologias para
a compreensão da estrutura, conteúdo, determinantes e evolução dos modelos internos
de crianças em idade pré-escolar, tomando como exemplo o Attachment Story Completion
Task. ------ ABSTRACT ------ In the last 30 years, the research field on attachment developmental implications,
and specially in what concerns the preschool years, has witnessed a considerable
growth in the use of semi-projective narrative methodologies, frequently in the form of story
completion tasks (e.g., Attachment Story Completion Task. Pointed out as a valid way of
studying the quality and the organization of children’s attachment Internal Working Models
(IWM), the intensification in its’ application stands on the belief that this type of tasks
can, metaphorically speaking, represent a window to the child’s internal world. The present
article aims to discuss potentialities and risks implied in the use of this type of methodologies
for a deeper understanding of the structure, content, roots and evolution of preschoolers’
IWM, considering the Attachment Story Completion Task as an example.
Description
Keywords
Modelos internos dinâmicos Metodologias narrativas Tarefas semiprojectivas de completamento de histórias Representações de vinculação Internal working models Narrative methodologies Semi-projective story completion tasks Attachment representations
Citation
Psicologia, Educação e Cultura, 15(2), 380-393