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O outro como espelho de si: Desempenho académico e vinculação entre gémeos adolescentes e os seus irmãos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorSalgueiro, Emílio Eduardo Guerra
dc.contributor.authorOliveira, Letícia Duarte de
dc.date.accessioned2016-06-30T11:25:54Z
dc.date.available2016-06-30T11:25:54Z
dc.date.issued2008
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.pt_PT
dc.description.abstractEsta investigação tem como objectivo o estudo das relações de vinculação e do desempenho académico nos gémeos e nos seus irmãos. A amostra seleccionada para a investigação, foi constituída por 31 irmãos gémeos e 9 não gémeos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos. Utilizou-se um Inventário sobre a Vinculação para a Infância e Adolescência – Versão de Auto Avaliação de Carvalho, Soares & Baptista (2006), uma Escala de Desempenho Académico, PAPRE – Percepção de Atribuições Parentais de Antunes & Fontaine (2002), e uma Entrevista Semi- Estruturada de Pinto & Soares (2000). Os resultados evidenciaram nos gémeos, relações de vinculação segura e um desempenho académico centrado na forma das aquisições das aprendizagens. E nos seus irmãos, relações de vinculação segura e um desempenho académico centrado nos resultados.pt_PT
dc.description.abstractThe objective of this investigation is the study of tie relations and academic performance of twins and their siblings. The sample selected for this investigation was composed by thirty-one twin siblings and nine non-twin of both genders with ages between 12 and 17. An inventory about ties for childhood and adolescence was used – version of “Auto Avaliação de Carvalho, Soares & Baptista (2006)”, a scale of academic performance “PAPRE – Percepção de Atribuições Parentais de Antunes & Fontaine (2002)”, and a semi-structured interview of “Pinto & Soares (2000)”. The results showed in twins, insurance tie relations, and an academic performance centered in ways of acquisitioning learning. In their siblings it showed insurance tie relations and an academic performance centered in the results.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4762
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectVinculaçãopt_PT
dc.subjectDesempenho académicopt_PT
dc.subjectFilhos gémeospt_PT
dc.subjectFilhos não gémeospt_PT
dc.subjectAdolescênciapt_PT
dc.subjectTiespt_PT
dc.subjectAcademic performancept_PT
dc.subjectTwin childrenpt_PT
dc.subjectNon-twin childrenpt_PT
dc.subjectAdolescencept_PT
dc.titleO outro como espelho de si: Desempenho académico e vinculação entre gémeos adolescentes e os seus irmãospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

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