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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho tem como objectivo analisar o impacto de programas de intervenção sobre a escrita
na evolução das conceptualizações que crianças em idade pré-escolar têm sobre a escrita. Participaram 40
crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos divididas em 4 grupos experimentais (n = 8)
e um grupo de controlo (n = 8). Os grupos experimentais diferiam quanto ao tipo de palavras facilitadoras e quanto à instrução dada para as crianças reflectirem sobre a escrita. Verificou-se que todos os grupos
experimentais evoluíram mais do que o grupo de controlo, dando suporte às evidências que este tipo de
metodologia promove competências importantes para aprendizagem formal da linguagem escrita.
Description
Keywords
Escritas inventadas Programas de intervenção em escrita Conceptualizações infantis
Citation
In O. C. Sousa, C. Cardoso, M. Dias (Eds.), Formar professores, investigar práticas: Actas do IV encontro do CIED (pp. 15-21). Lisboa: Escola Superior de Educação