Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O impacto de programas de intervenção em escrita com crianças de idade pré-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
IV Encontro CIED 15-21.pdf234.54 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente trabalho tem como objectivo analisar o impacto de programas de intervenção sobre a escrita na evolução das conceptualizações que crianças em idade pré-escolar têm sobre a escrita. Participaram 40 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos divididas em 4 grupos experimentais (n = 8) e um grupo de controlo (n = 8). Os grupos experimentais diferiam quanto ao tipo de palavras facilitadoras e quanto à instrução dada para as crianças reflectirem sobre a escrita. Verificou-se que todos os grupos experimentais evoluíram mais do que o grupo de controlo, dando suporte às evidências que este tipo de metodologia promove competências importantes para aprendizagem formal da linguagem escrita.

Description

Keywords

Escritas inventadas Programas de intervenção em escrita Conceptualizações infantis

Citation

In O. C. Sousa, C. Cardoso, M. Dias (Eds.), Formar professores, investigar práticas: Actas do IV encontro do CIED (pp. 15-21). Lisboa: Escola Superior de Educação

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educação

CC License