Repository logo
 
Publication

Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com perceção de clima de sala de aula

dc.contributor.authorRicardo, Ana Filipa
dc.contributor.authorMata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
dc.contributor.authorMonteiro, Vera
dc.contributor.authorPeixoto, Francisco
dc.date.accessioned2012-08-03T14:17:44Z
dc.date.available2012-08-03T14:17:44Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractCom o intuito de verificar e analisar as relações entre a motivação dos alunos para a aprendizagem da Matemática e as suas perceções sobre o clima de sala de aula em função das variáveis desempenho escolar e comportamentos disruptivos, e a relação entre motivação e clima de sala de aula, realizou-se uma investigação, onde participaram 390 alunos do 3º ciclo, de duas escolas da região de Lisboa. Foram utilizadas duas escalas, uma que avalia a perceção do clima de sala de aula “Na Sala de Aula de Matemática” e outra que avalia a motivação dos alunos para a aprendizagem da disciplina “Eu e a Matemática”. Os dados evidenciaram que alunos com melhores notas apresentam níveis motivacionais mais altos e perceções de clima de sala de aula mais positivas. E alunos com mais comportamentos disruptivos apresentam níveis motivacionais mais baixos e perceções de clima de sala de aula menos positivas. Verificou-se ainda que alunos com níveis motivacionais mais altos apresentam perceções de clima de sala de aula mais positivas.por
dc.identifier.citationIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1153-1168). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopor
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/1609
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherISPA - Instituto Universitáriopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectClima de sala de aulapor
dc.subjectMatemáticapor
dc.titleMotivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com perceção de clima de sala de aulapor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage1168por
oaire.citation.startPage1153por
oaire.citation.title12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da práticapor
person.familyNamePeixoto
person.givenNameFrancisco
person.identifier347584
person.identifier.ciencia-id081A-0164-EFAB
person.identifier.orcid0000-0001-7193-2284
person.identifier.ridM-4348-2013
person.identifier.scopus-author-id57203935600
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication65b8cd2c-7f5b-4e9e-a449-2dbe238390d5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery65b8cd2c-7f5b-4e9e-a449-2dbe238390d5

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CIPE 2012 1153-1168.pdf
Size:
670.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: