Repository logo
 
Publication

O conto através do gesto: Interacções mãe – criança surda durante a leitura de livros de histórias

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Margarida Alves
dc.contributor.authorCoelho, Leandra Marques
dc.date.accessioned2016-02-20T14:24:28Z
dc.date.available2016-02-20T14:24:28Z
dc.date.issued2009
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.description.abstractA presente investigação procurou ilustrar as interacções desenvolvidas entre as crianças e respectivas mães, durante a actividade de leitura de livros de histórias: quais as estratégias mais utilizadas pelas mães; de que modo as crianças se envolvem neste tipo de actividade e como, posteriormente, recontam as histórias; existência ou não de uma relação entre o modo como as mães contam as histórias e o modo como as crianças as reproduzem. Neste estudo participaram duas crianças surdas, com idades compreendidas entre os 3,5 anos e os 5 anos de idade, e respectivas mães ouvintes. O estudo consistiu na observação de três sessões de leitura entre a mãe e a criança, e duas sessões em que cada criança recontou as mesmas histórias a um boneco. Através da análise de frequências e sequências de comportamento verificou-se que as estratégias mais utilizadas pelas mães durante a leitura de histórias são as mesmas que as crianças utilizam, ao recontar as histórias a um boneco: (1) a descrição simples da acção ou das imagens do livro (2) o apontar para as imagens e (3) o contacto visual. Apesar das estratégias terem sido as mesmas, verificou-se que o modo como as crianças recontaram as histórias não foi uma reprodução do modo de leitura das mães. Implicações para futuras intervenções são referidas no final do estudo.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The current investigation explored the interactions between mother and child, during storybook reading: what strategies mothers use during storybook reading; how children are involved during this activity and then, how they read themselves; if there is a relation between how mothers read to their children and how children reproduce the story. Two deaf children, age 3,5 and age 5, and their hearing mothers participated in this study, which consisted on the observation of three sessions of storybook reading between mother and child, and two sessions where each child reproduced the same story to a doll. Based on the analysis of behaviour frequencies and sequences, the results indicated that the strategies most used by the mothers were the same used by the children: (1) simply description of the action or the images of the storybook (2) pointing to the images (3) eye contact. Although the strategies were the same, the results indicated that the way children read was not a reproduction of how mothers read to them. Implications for futures interventions are referred at the end of the study.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4360
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLeitura de históriaspt_PT
dc.subjectCrianças surdaspt_PT
dc.subjectInteracções mãe-criançapt_PT
dc.subjectStorybook readingpt_PT
dc.subjectDeaf childrenpt_PT
dc.subjectMother-child interactionspt_PT
dc.titleO conto através do gesto: Interacções mãe – criança surda durante a leitura de livros de históriaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
13175.pdf
Size:
874.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: