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Relações entre o estatuto escolar e o autoconceito, auto-estima e orientações motivacionais em alunos do 9º ano de escolaridade

dc.contributor.authorNascimento, Sandra
dc.contributor.authorPeixoto, Francisco José Brito
dc.date.accessioned2015-01-26T16:53:47Z
dc.date.available2015-01-26T16:53:47Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractInvestigações sobre o insucesso académico evidenciam que a natureza dos resultados obtidos pelos alunos se relaciona de modo significativo com uma série de variáveis como a motivação, autoconceito e auto-estima. No presente estudo pretendemos analisar as relações existentes entre o estatuto escolar e o autoconceito, auto-estima e orientações motivacionais de alunos do 9º ano de escolaridade ao longo do ano lectivo. Para o efeito realizámos um estudo longitudinal com dois momentos de avaliação: um no início do 2º período e outro no final do 3º período. Participaram no estudo 158 alunos que responderam à escala de autoconceito e auto-estima (Peixoto & Almeida, 1999) e à escala de orientações motivacionais de Skaalvik (1997; Peixoto, Mata, & Monteiro, 2008). As análises aos dados indicaram que o estatuto escolar introduz diferenças nalgumas dimensões do autoconceito (autoconceito académico e autoconceito de apresentação) e um efeito tendencial na autoestima. Os resultados obtidos permitiram também evidenciar a existência de diferenças nas orientações motivacionais (orientação para a tarefa e orientação para o evitamento) introduzidas pelo estatuto escolar.por
dc.description.abstractResearch about underachievement show that school achievement relates significantly with variables such as motivation and self-concept. In this study we intend to analyze the relationships between academic status and self-concept, self-esteem and motivational orientations of 9th grade students,during the school year. For this, we carried out a longitudinal study with assessments at two different moments: at the beginning of the 2nd term and at the end of the 3rd term. Participants were 158 students that answer to a self-concept and self-esteem scale (Peixoto & Almeida, 1999) and to the Skaalvik’s scale of motivational orientations (Skaalvik, 1997; Peixoto, Mata, & Monteiro, 2008). Results show that academic status introduces differences in some dimensions of self-concept (Academic and Presentation Self-Concepts) and a marginal effect on self-esteem. Results also show differences in motivational orientations (Task and Avoidance Orientations), introduced by academic status.por
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 30(4), 421-434por
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3355
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherISPA - Instituto Universitáriopor
dc.subjectAutoconceitopor
dc.subjectAuto-estimapor
dc.subjectInsucesso escolarpor
dc.subjectOrientações motivacionaispor
dc.subjectMotivational orientationspor
dc.subjectSelf-conceptpor
dc.subjectSelf-esteempor
dc.subjectUnderachievementpor
dc.titleRelações entre o estatuto escolar e o autoconceito, auto-estima e orientações motivacionais em alunos do 9º ano de escolaridadepor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage434por
oaire.citation.startPage421por
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapor
oaire.citation.volume4por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

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