Publication
Metodologias de avaliação do desenvolvimento da cognição social da infância até à idade pré-escolar
dc.contributor.author | Osório, Ana | |
dc.contributor.author | Castiajo, Paula | |
dc.contributor.author | Ferreira, Raquel | |
dc.contributor.author | Barbosa, Filipa | |
dc.contributor.author | Martins, Carla | |
dc.date.accessioned | 2018-06-21T15:42:48Z | |
dc.date.available | 2018-06-21T15:42:48Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas, a Psicologia do Desenvolvimento tem vindo a delinear o percurso do desenvolvimento sócio-cognitivo na procura de respostas a uma questão essencial – Como evoluem as capacidades de mentalização das crianças? O interesse em conhecer as fases que marcam o desenvolvimento da cognição social, desde as idades mais precoces até à consolidação da compreensão das causas psicológicas dos comportamentos, é legitimado pela importância vital com que estas fases se revestem ao nível da compreensão e comportamento sociais. Neste sentido, os objectivos do presente trabalho são: (a) descrever os três marcos sócio-cognitivos comummente descritos na literatura desde a infância até à idade pré-escolar; (b) apresentar exemplos de metodologias que permitam a sua avaliação (c) analisar as principais vantagens e desvantagens de cada uma das metodologias de forma a auxiliar a selecção por parte dos investigadores. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Análise Psicológica, XXIX(2), 259-274 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0870-8231 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/6429 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Cognição social | pt_PT |
dc.subject | Idade pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Infância | pt_PT |
dc.title | Metodologias de avaliação do desenvolvimento da cognição social da infância até à idade pré-escolar | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 274 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 259 | pt_PT |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |