Repository logo
 
Publication

Estilos educativos parentais, autoconceito e desempenho académico

dc.contributor.advisorBotelho, Teresa Margarida Morais Pita
dc.contributor.authorSatúrio-Pires, Catarina de Almeida de
dc.date.accessioned2015-04-15T19:24:42Z
dc.date.available2015-04-15T19:24:42Z
dc.date.issued2009
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada ao ISPA -Instituto Superiorpor
dc.description.abstractDando uso a diversas questões psicossociais que debatem as consequências dos padrões actuais de educação dos pais relativamente aos seus filhos, este trabalho tem por objectivo aferir de que forma os estilos educativos parentais (autoritário, autoritativo, permissivo e negligente) tal como percebidos por pais e filhos, influenciam as diferentes dimensões do autoconceito e o desempenho académico das crianças. Para o efeito, foi levado a cabo um estudo com 45 alunos participantes com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos e seus pais. Mais do que as variáveis comummente utilizadas como a influência da idade e do género, focámo-nos na perspectiva e na experiência das crianças quanto ao estilo educativo parental percebido, utilizando para esse efeito a Escala de Estilos Educativos Parentais (Barros, 1994) nas suas duas versões – pais e filhos, no sentido de averiguar se existe concordância entre a percepção que os pais têm da forma que educam e a perspectiva que os seus filhos têm dessa mesma educação. Quanto ao autoconceito foi utilizado o Self-Perception Profile for Children (Harter, 1985). Os nossos resultados mostram-se por vezes inconclusivos, embora possam suscitar questões de interessante análise, ressalvando-se a inexistência de correlações entre o desempenho na disciplina de Matemática e qualquer dimensão do Autoconceito, incluindo a de Competência Escolar. O papel desempenhado pelos Estilos Educativos Parentais enquanto variável mediadora entre o Autoconceito e o Desempenho Académico, nem sempre foi transparente ou convergente com os dados de estudos similares. Assim, enquanto tentamos clarificar e reflectir sobre o campo da Psicologia da Parentalidade, novas questões parecem surgir, evidenciando a pluralidade e complexidade desta área de estudo.por
dc.description.abstractUsing several psychosocial issues which debate the Parental Rearing Styles‟ consequences to children, we aim to understand in which way the parental styles (authoritative, authoritarian, permissive and negligent) as parents and children perceive them, influence the different dimensions of self-concept and academic achievement. For that effect, we used a sample of 45 students with ages between 8 and 11 years old and their parents. More than using variables like age and gender as an influence, we focused on the children‟s perspective and experience of the perceived parenting style used by their parents. For that effect, we used the Parenting Styles Scale (Barros, 1994) in its two versions – parents and children, as a means to find out whether there was a convergence between the parents‟ perception of the way they educate and how their children perceive that same education. Regarding to the self-concept, we used the Self-Perception Profile for Children (Harter, 1985). Our results were, sometimes, inconclusive, though they might suggest interesting patterns for a post-analysis, as the inexistence of correlations between Mathematics and any dimension of Self-Concept, including the Academic Competence. The role of Parenting Styles as a moderating variable between Self-Concept and Academic Achievement was not always clear or convergent with previous similar studies. Thus, while trying to clarify and reflect about Parenting Psychology field, new issues seem to emerge, showing the complexity and plurality of this study area.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3562
dc.language.isoporpor
dc.subjectEstilos educativos parentaispor
dc.subjectAuto-estimapor
dc.subjectAuto-conceitopor
dc.subjectDesempenho académicopor
dc.subjectParental rearing stylespor
dc.subjectSelf-esteempor
dc.subjectSelf conceptpor
dc.subjectAcademic achievementpor
dc.titleEstilos educativos parentais, autoconceito e desempenho académicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplinePsicologia Clínicapor
thesis.degree.levelMestre em Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínicapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
10406.pdf
Size:
761.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
documento principal
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: