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Abstract(s)
A importĆ¢ncia dos acontecimentos entendidos por acidentes, prende-se com os elevados custos, materiais e humanos, e com a crescente necessidade de se determinar o nĆvel de risco aceitĆ”vel para uma determinada tecnologia ou para determinada população.
Muitas tĆŖm sido as investigaƧƵes dedicadas ao estudo das consequĆŖncias dos acidentes e das suas causas, e aparece cada vez mais a posição de que só com o aumento da consciĆŖncia dos riscos, por parte das populaƧƵes, Ć© possĆvel aumentar os comportamentos de protecção individuais e grupais.
As consequĆŖncias dos acidentes estendem-se a vĆ”rios nĆveis, uns mais claros e outros menos evidentes, sobretudo no que se refere a sequelas na esfera psicológica. Neste estudo consideram-se, tambĆ©m, as alteraƧƵes emocionais, ao nĆvel de estados ansiosos, nĆ£o como consequĆŖncias de acidentes, mas como condicionantes ou facilitadores da sua ocorrĆŖncia; apontam-se algumas alteraƧƵes organizacionais susceptĆveis de serem encaradas como ameaƧadoras e induzirem nĆveis elevados de ansiedade, que, de acordo com o modelo teórico, se associa Ć desorganização comportamental no conflito estabelecido por sequĆŖncias comportamentais interrompidas e ausĆŖncia de respostas alternativas satisfatórias; tal desorganização Ć© encarada como promotora da ocorrĆŖncia de acidentes.
Assim, avaliam-se os nĆveis de ansiedade numa amostra da população de intervenientes duma empresa em transformação num perĆodo considerado crĆtico, e avaliam-se os Ćndices e o nĆŗmero de acidentes de trabalho num perĆodo de 4 anos, antes e após o inĆcio das medidas transformadoras (redimensionamento do nĆŗmero de efectivos).
Os resultados obtidos indicam uma elevação significativa dos Ćndices de ansiedade e uma elevação dos Ćndices de acidentes, nos Ćŗltimos 2 anos relativamente aos 2 primeiros; estes resultados sĆ£o interpretados Ć luz do modelo teórico, apontando-se o elevado nĆvel de ansiedade na origem do aumento dos Ćndices de acidentes.
Description
Dissertação de Mestrado em Psicopatologia e Psicologia ClĆnica
Keywords
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada
