Repository logo
 
Publication

Famílias: Influências no desenvolvimento e comportamento infantil,através da percepção de pais e professores

datacite.subject.fosPsicologia Clínicapt_PT
dc.contributor.advisorBotelho, Teresa Margarida Morais Pita
dc.contributor.authorFigueiredo, Cláudia Rodrigues Sequeira de
dc.date.accessioned2015-12-11T15:24:26Z
dc.date.available2015-12-11T15:24:26Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractA família desempenha um papel importante do desenvolvimento e comportamento infantil, sendo que o divórcio pode tornar-se uma experiência stressante. O presente estudo, de carácter exploratório comparativo, tem como objectivo verificar se existem diferenças no comportamento de crianças em situação monoparental, com pais separados ou divorciados, e crianças em famílias intactas, pais juntos ou casados, através da percepção de pais e professores. Os Instrumentos utilizados foram: Child Behaviour Checklist, Teatcher´s Report Form e o Questionário de Caracterização da Amostra. A amostra, de conveniência, é constituída por 30 crianças em famílias monoparentais e 32 crianças em famílias intactas a frequentar o 1º ciclo (6 aos 10 anos). Segundo os resultados, os professores tendem a identificar as crianças do grupo monoparental como tendo mais problemas de comportamento do que as crianças do grupo de famílias intactas o que leva à ideia de que o divórcio poderá ser um factor importante no comportamento infantil.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Family plays a very important role in the development and behaviour of infant’s, there for, divorce may be a very stressful experience for them. The objective of this exploratory comparative research is to check if there are differences in child’s behaviour between a single parent’s situation, with divorced or separated parents, and children with two parents married or living together, through the perception of their own parents and teachers. The instruments used to evaluate the sample were: Child Behaviour Checklist, Teatcher´s Report Form and The Sample Characterization Questionnaire. This convenience sample is consisted by 30 children from a single parent situation and 32 other children from families with two married parents, between 6 and 10 years old. According to the results obtained, teachers tend to identify single parents’ children as having more behaviour problems than the ones from married parents; therefore divorce can have an important role in children’s behaviour.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4195
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFamíliaspt_PT
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_PT
dc.subjectComportamentopt_PT
dc.subjectFamiliespt_PT
dc.subjectInfant’s developmentpt_PT
dc.subjectBehaviourpt_PT
dc.titleFamílias: Influências no desenvolvimento e comportamento infantil,através da percepção de pais e professorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
13885.pdf
Size:
961.32 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: