Repository logo
 
Publication

Nós brincamos mas também trabalhamos. Um estudo sobre os interesses e as estratégias dos alunos de uma turma difícil

dc.contributor.authorSilva, Francisco Vaz da
dc.date.accessioned2017-07-21T13:19:59Z
dc.date.available2017-07-21T13:19:59Z
dc.date.issued1998
dc.description.abstractdos alunos sobre as suas esperiências são de crucial importância para a compreensão da vida e dos problemas de comportamento na escola. Neste trabalho procurou-se levar os alunos de uma turma considerada difícil pelos seus professores, a descrever as suas experiências na escola, designadamente as suas perspectivas sobre os seus comportamentos (difíceis), aproveitamento e sobre os seus professores. Nestas descrições estes alunos mostram capacidades de reflexão crítica e nas suas descrições associam os seus comportamentos, e a regulação dos mesmos, aos estilos dos seus professores tal como os percebem. Simultaneamente estas descrições permitem identificar alguns dos interesses dos alunos - manter a carga de trabalho dentro de certos limites e a brincadeira - que perseguem usando estratégias diferenciadas em função dos professores, das actividades e das situações.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Pupil’s perspectives are crucial to the understanding of life and behavioural problems in schools. In this study we report on the pupil’s descriptions of their school experiences, their perspectives on their teachers, teaching methods and their own behaviours. We have found that the pupil’s descriptions show a deep and racional understanding of situations, teachers’ styles and personalities and of their own behaviours. Our data also allowed the identification of what may be some of the puplis’ interests, namelly, keeping the workload within manageble levels, and laughter and play, which they pursue resorting to various strategies adapted to the different teachers, to activities and situations within lessons.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5712
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectComportamento na sala de aulapt_PT
dc.subjectIndisciplinapt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectInteressespt_PT
dc.subjectClassroom behaviourspt_PT
dc.subjectClassroom disciplinept_PT
dc.subjectStudentspt_PT
dc.subjectInterestspt_PT
dc.titleNós brincamos mas também trabalhamos. Um estudo sobre os interesses e as estratégias dos alunos de uma turma difícilpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage567pt_PT
oaire.citation.issue4pt_PT
oaire.citation.startPage553pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volumeXVIpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1998_4_553.pdf
Size:
1.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: