Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Nós brincamos mas também trabalhamos. Um estudo sobre os interesses e as estratégias dos alunos de uma turma difícil

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
1998_4_553.pdf1.06 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

dos alunos sobre as suas esperiências são de crucial importância para a compreensão da vida e dos problemas de comportamento na escola. Neste trabalho procurou-se levar os alunos de uma turma considerada difícil pelos seus professores, a descrever as suas experiências na escola, designadamente as suas perspectivas sobre os seus comportamentos (difíceis), aproveitamento e sobre os seus professores. Nestas descrições estes alunos mostram capacidades de reflexão crítica e nas suas descrições associam os seus comportamentos, e a regulação dos mesmos, aos estilos dos seus professores tal como os percebem. Simultaneamente estas descrições permitem identificar alguns dos interesses dos alunos - manter a carga de trabalho dentro de certos limites e a brincadeira - que perseguem usando estratégias diferenciadas em função dos professores, das actividades e das situações.
ABSTRACT: Pupil’s perspectives are crucial to the understanding of life and behavioural problems in schools. In this study we report on the pupil’s descriptions of their school experiences, their perspectives on their teachers, teaching methods and their own behaviours. We have found that the pupil’s descriptions show a deep and racional understanding of situations, teachers’ styles and personalities and of their own behaviours. Our data also allowed the identification of what may be some of the puplis’ interests, namelly, keeping the workload within manageble levels, and laughter and play, which they pursue resorting to various strategies adapted to the different teachers, to activities and situations within lessons.

Description

Keywords

Comportamento na sala de aula Indisciplina Alunos Interesses Classroom behaviours Classroom discipline Students Interests

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada