Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
111.51 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Os modelos orientadores da intervenção do
psicólogo educacional sugerem uma multiplicidade de
oportunidades/opções que cada profissional terá que
fazer. A investigação tem sugerido que a aprendizagem
cooperativa conduz todos os alunos a uma
melhor eficácia na aprendizagem. Apesar de muitos
psicólogos ainda adoptarem uma perspectiva de
intervenção individual, o objectivo deste ensaio é
discutir as diferentes abordagens através dos quais a
intervenção do psicólogo educacional cria e sustenta
modelos de educação inclusiva. Este ensaio tem por
base a convicção de Vigotsky de que todas as crianças,
independentemente das suas necessidades, devem ter
direito a frequentar a escola de ensino regular.
Iniciando com a análise de três eixos essenciais: inclusão,
necessidades educativas especiais e psicologia;
termina com algumas sugestões que ajudam a definir o
modo como a psicologia educacional pode contribuir
para o sucesso de todos os alunos no ensino regular.
ABSTRACT
The models guiding the intervention of the
educational psychologist suggest a multiplicity of
opportunities / options that each professional will
have to take. Research has long suggested that learning
together leads all students to better results (e.g.,
Johnson & Johnson, 1990, 1994; Slavin, 1991).
Although many psychologists still work only with an
individual perspective, the purpose of this paper is to
discuss the ways in which the educational psychology
can create and sustain authentic inclusion settings.
This is based on Vigotsky’s belief that all children, in
spite of their disabilities, should have access to the
regular school system. Starting from the analysis of
three key aspects inclusion, special education needs
and psychology; it concludes with some suggestions
that help define how the educational psychology can
contribute to the success of all students in the regular
school system.
Description
Keywords
Inclusão Necessidades educativas especiais Psicologia educacional Educational psychology Inclusion Special educational needs
Citation
Análise Psicológica, 28(2), 359-375.
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada