Repository logo
 
Publication

O discurso orientador dos professores no desenvolvimento da identidade vocacional: Vozes de alguns jovens do ensino profissional.

dc.contributor.authorMartins, Dulce
dc.date.accessioned2017-05-18T17:39:38Z
dc.date.available2017-05-18T17:39:38Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractNuma sociedade caraterizada pela diversidade, onde os professores têm forte influência no desenvolvimento pessoal e social dos jovens, o discurso orientador do professor constitui-se como um processo pedagógico de apoio e de promoção do desenvolvimento da identidade vocacional dos jovens (Mouta & Nascimento, 2008). Sendo a orientação educativa uma função da escola, os professores assumem o papel de criar um conjunto de experiências facilitadoras à aprendizagem e ao desenvolvimento de uma identidade vocacional (Andrade, Meira & Vasconcelos, 2002; Vega, 2009). Este trabalho faz parte de um projeto de investigação mais amplo1. Concretamente no estudo agora apresentado, o objetivo principal é conhecer como os jovens, estudantes do ensino profissional, percecionam o discurso orientador dos professores no desenvolvimento da identidade vocacional. Participaram 42 jovens, com idades compreendidas entre os 13 e os 19 anos de idade, do ensino profissional na região de Lisboa. Nesta investigação utilizámos a escala Dellas Identity Status Inventory– Occupation (DISI-O; Dellas & Jernigan, 1981, adaptado por Taveira, 1986), e um questionário em formato de resposta aberta para avaliar como os alunos percepcionam o feedback dos professores. A análise dos resultados indica que a maioria dos jovens estão numa fase de identidade em moratória, em que ainda não fizeram escolhas ou tomaram decisões para um futuro profissional. Contudo, e de acordo com estudos de Hattie e Timperley (2007), a maioria dos jovens participantes entendem que os comentários e as informações fornecidas pelos professores são importantes em termos de auto-eficácia sobre a aprendizagem, orientadores e promotores do desenvolvimento da identidade vocacional.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (1257-1270). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5476
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA - Instituto Superiorpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.titleO discurso orientador dos professores no desenvolvimento da identidade vocacional: Vozes de alguns jovens do ensino profissional.pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage1270pt_PT
oaire.citation.startPage1257pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CPE_12_1257-1270.pdf
Size:
230.32 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: