Repository logo
 
Publication

A resiliência, o propósito e o bem-estar docente no ensino profissional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorSilva, José Castro
dc.contributor.authorFidalgo, Ana Raquel Rosa
dc.date.accessioned2025-01-15T17:30:57Z
dc.date.available2025-01-15T17:30:57Z
dc.date.issued2024-11-06
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação.pt_PT
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo perceber quais as relações que as variáveis da resiliência e do propósito apresentavam no bem-estar no trabalho e no bem-estar físico e mental dos professores do ensino técnico, tecnológico e profissional. Estes docentes enfrentam desafios diferentes das dos docentes do ensino de caráter geral, como os alunos com diferentes perfis, a elaboração de planos de formação em contexto de trabalho (FCT), comunicação com a comunidade e empresas de estágio, entre outros. Assim, foi elaborado um questionário com quatro diferentes instrumentos como uma escala do propósito, a escala da resiliência e ainda as escalas do bem-estar no trabalho e a do bem-estar físico e mental. Os resultados do estudo mostraram resultados convergentes com a literatura como, por exemplo, a resiliência ter uma relação positiva e forte com o bem-estar no trabalho. Porém, foram também relatados resultados que não correspondem à literatura, como a variável do propósito apresentar uma correlação negativa com a resiliência e o bem-estar no trabalho ou a resiliência apresentar uma correlação negativa com o bem-estar físico e mental. Estes resultados ressaltam a importância da continuação de estudos sobre este tipo de ensino e esta população de docentes.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The aim of this study was to understand the relationship between the variables of resilience and purpose and the well-being at work and physical and mental well-being of teachers in technical, technological and vocational education. These teachers face different challenges from general education teachers, such as students with different profiles, preparing work-based training plans, communicating with the community and internship companies, among others. A questionnaire was therefore drawn up with four different instruments such as a purpose scale, a resilience scale and scales for well-being at work and physical and mental well-being. The results of the study showed results that converge with the literature, such as resilience having a positive and strong relationship with well-being at work. However, there were also results that did not correspond to the literature, such as the variable of purpose having a negative correlation with resilience and well-being at work or resilience having a negative correlation with physical and mental well-being. These results highlight the importance of further studies into this type of teaching and this population of teachers.pt_PT
dc.identifier.tid203787307pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/10211
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.titleA resiliência, o propósito e o bem-estar docente no ensino profissionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
27492_Ana_Fidalgo_dissertação.pdf
Size:
959.55 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: