Publication
A resiliência, o propósito e o bem-estar docente no ensino profissional
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Silva, José Castro | |
dc.contributor.author | Fidalgo, Ana Raquel Rosa | |
dc.date.accessioned | 2025-01-15T17:30:57Z | |
dc.date.available | 2025-01-15T17:30:57Z | |
dc.date.issued | 2024-11-06 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação. | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo perceber quais as relações que as variáveis da resiliência e do propósito apresentavam no bem-estar no trabalho e no bem-estar físico e mental dos professores do ensino técnico, tecnológico e profissional. Estes docentes enfrentam desafios diferentes das dos docentes do ensino de caráter geral, como os alunos com diferentes perfis, a elaboração de planos de formação em contexto de trabalho (FCT), comunicação com a comunidade e empresas de estágio, entre outros. Assim, foi elaborado um questionário com quatro diferentes instrumentos como uma escala do propósito, a escala da resiliência e ainda as escalas do bem-estar no trabalho e a do bem-estar físico e mental. Os resultados do estudo mostraram resultados convergentes com a literatura como, por exemplo, a resiliência ter uma relação positiva e forte com o bem-estar no trabalho. Porém, foram também relatados resultados que não correspondem à literatura, como a variável do propósito apresentar uma correlação negativa com a resiliência e o bem-estar no trabalho ou a resiliência apresentar uma correlação negativa com o bem-estar físico e mental. Estes resultados ressaltam a importância da continuação de estudos sobre este tipo de ensino e esta população de docentes. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The aim of this study was to understand the relationship between the variables of resilience and purpose and the well-being at work and physical and mental well-being of teachers in technical, technological and vocational education. These teachers face different challenges from general education teachers, such as students with different profiles, preparing work-based training plans, communicating with the community and internship companies, among others. A questionnaire was therefore drawn up with four different instruments such as a purpose scale, a resilience scale and scales for well-being at work and physical and mental well-being. The results of the study showed results that converge with the literature, such as resilience having a positive and strong relationship with well-being at work. However, there were also results that did not correspond to the literature, such as the variable of purpose having a negative correlation with resilience and well-being at work or resilience having a negative correlation with physical and mental well-being. These results highlight the importance of further studies into this type of teaching and this population of teachers. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203787307 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/10211 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.title | A resiliência, o propósito e o bem-estar docente no ensino profissional | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | pt_PT |