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O modelo self-regulated strategy development no ensino da escrita do ensaio de opinião.
| dc.contributor.author | Sousa, Carla | |
| dc.contributor.author | InƔcio, Miriam | |
| dc.contributor.author | Prata, Maria | |
| dc.contributor.author | Ferreira, Sara | |
| dc.contributor.author | Festas, Maria Isabel | |
| dc.contributor.author | Oliveira, Albertina Lima de | |
| dc.date.accessioned | 2017-05-18T15:23:51Z | |
| dc.date.available | 2017-05-18T15:23:51Z | |
| dc.date.issued | 2012 | |
| dc.description.abstract | A escrita nĆ£o Ć© apenas um preditor do sucesso acadĆ©mico mas, cada vez mais, um requisito bĆ”sico para a participação na vida em sociedade. Ensinar a escrever bem Ć© uma tarefa do sistema educativo, contudo muitos alunos saem da escola sem terem adquirido bem esta competĆŖncia. O projeto āEnsino de EstratĆ©gias de Escritaā (FCT - PTDC/CPECED/ 102010/2008), que decorreu em seis escolas pĆŗblicas do concelho de Coimbra, tinha como principais objetivos adaptar para o contexto educativo portuguĆŖs o programa Self-Regulated Strategy Development ā SRSD (Harris, et al, 2008) e melhorar as competĆŖncias de escrita e sua instrução. Para o efeito, seguindo o modelo SRSD, desenvolvemos um programa de ensino de estratĆ©gias de escrita de um ensaio de opiniĆ£o com vista a verificar os resultados da sua instrução na composição de textos. Para a prossecução deste estudo usou-se uma metodologia quaseexperimental de prĆ© e pós-teste, com grupo de controlo. A amostra foi composta por 507 alunos do 8Āŗ ano, envolvendo ainda 15 professores. O programa de intervenção decorreu ao longo de 4 meses, nas aulas de LĆngua Portuguesa e cada sessĆ£o semanal teve a duração de 45 minutos, sendo da responsabilidade dos professores da disciplina. De forma a assegurar a estandardização dos procedimentos e atividades no grupo experimental, os professores participaram em sessƵes de formação e acompanhamento durante todo o processo de intervenção. Os primeiros resultados indicam diferenƧas significativas entre os dois grupos revelando que o grupo experimental tem pontuaƧƵes superiores. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prÔtica (pp.1284-1295). Lisboa: ISPA - Instituto UniversitÔrio | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-989-8384-15-7 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5474 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | ISPA - Instituto Superior | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Escrita | pt_PT |
| dc.subject | Composição de textos | pt_PT |
| dc.subject | EstratƩgias de escrita | pt_PT |
| dc.subject | Autorregulação da aprendizagem | pt_PT |
| dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
| dc.title | O modelo self-regulated strategy development no ensino da escrita do ensaio de opinião. | pt_PT |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
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| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
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