Repository logo
 
Publication

O modelo self-regulated strategy development no ensino da escrita do ensaio de opinião.

dc.contributor.authorSousa, Carla
dc.contributor.authorInƔcio, Miriam
dc.contributor.authorPrata, Maria
dc.contributor.authorFerreira, Sara
dc.contributor.authorFestas, Maria Isabel
dc.contributor.authorOliveira, Albertina Lima de
dc.date.accessioned2017-05-18T15:23:51Z
dc.date.available2017-05-18T15:23:51Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractA escrita nĆ£o Ć© apenas um preditor do sucesso acadĆ©mico mas, cada vez mais, um requisito bĆ”sico para a participação na vida em sociedade. Ensinar a escrever bem Ć© uma tarefa do sistema educativo, contudo muitos alunos saem da escola sem terem adquirido bem esta competĆŖncia. O projeto ā€œEnsino de EstratĆ©gias de Escritaā€ (FCT - PTDC/CPECED/ 102010/2008), que decorreu em seis escolas pĆŗblicas do concelho de Coimbra, tinha como principais objetivos adaptar para o contexto educativo portuguĆŖs o programa Self-Regulated Strategy Development – SRSD (Harris, et al, 2008) e melhorar as competĆŖncias de escrita e sua instrução. Para o efeito, seguindo o modelo SRSD, desenvolvemos um programa de ensino de estratĆ©gias de escrita de um ensaio de opiniĆ£o com vista a verificar os resultados da sua instrução na composição de textos. Para a prossecução deste estudo usou-se uma metodologia quaseexperimental de prĆ© e pós-teste, com grupo de controlo. A amostra foi composta por 507 alunos do 8Āŗ ano, envolvendo ainda 15 professores. O programa de intervenção decorreu ao longo de 4 meses, nas aulas de LĆ­ngua Portuguesa e cada sessĆ£o semanal teve a duração de 45 minutos, sendo da responsabilidade dos professores da disciplina. De forma a assegurar a estandardização dos procedimentos e atividades no grupo experimental, os professores participaram em sessƵes de formação e acompanhamento durante todo o processo de intervenção. Os primeiros resultados indicam diferenƧas significativas entre os dois grupos revelando que o grupo experimental tem pontuaƧƵes superiores.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prÔtica (pp.1284-1295). Lisboa: ISPA - Instituto UniversitÔriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5474
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA - Instituto Superiorpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectComposição de textospt_PT
dc.subjectEstratƩgias de escritapt_PT
dc.subjectAutorregulação da aprendizagempt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.titleO modelo self-regulated strategy development no ensino da escrita do ensaio de opinião.pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage1295pt_PT
oaire.citation.startPage1284pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CPE_12_1284-1295.pdf
Size:
237.92 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: