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Advisor(s)
Abstract(s)
A escrita não é apenas um preditor do sucesso académico mas, cada vez mais, um
requisito básico para a participação na vida em sociedade. Ensinar a escrever bem é uma tarefa do
sistema educativo, contudo muitos alunos saem da escola sem terem adquirido bem esta
competência. O projeto “Ensino de Estratégias de Escrita” (FCT - PTDC/CPECED/
102010/2008), que decorreu em seis escolas públicas do concelho de Coimbra, tinha como
principais objetivos adaptar para o contexto educativo português o programa Self-Regulated
Strategy Development – SRSD (Harris, et al, 2008) e melhorar as competências de escrita e sua
instrução. Para o efeito, seguindo o modelo SRSD, desenvolvemos um programa de ensino de
estratégias de escrita de um ensaio de opinião com vista a verificar os resultados da sua instrução
na composição de textos. Para a prossecução deste estudo usou-se uma metodologia quaseexperimental
de pré e pós-teste, com grupo de controlo. A amostra foi composta por 507 alunos do
8º ano, envolvendo ainda 15 professores. O programa de intervenção decorreu ao longo de 4
meses, nas aulas de Língua Portuguesa e cada sessão semanal teve a duração de 45 minutos, sendo
da responsabilidade dos professores da disciplina. De forma a assegurar a estandardização dos
procedimentos e atividades no grupo experimental, os professores participaram em sessões de
formação e acompanhamento durante todo o processo de intervenção. Os primeiros resultados
indicam diferenças significativas entre os dois grupos revelando que o grupo experimental tem
pontuações superiores.
Description
Keywords
Escrita Composição de textos Estratégias de escrita Autorregulação da aprendizagem Formação de professores
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.1284-1295). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Superior