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Abstract(s)
Esta dissertação é um estudo sobre as dificuldades e os erros dos alunos do 4o ano de escolaridade na realização de 14 itens das provas de aferição de Matemática de 2000, que tinham revelado mais dificuldade.
Na análise das concepções e dificuldades dos alunos tivemos como referência os estudos de vários autores, nomeadamente Piaget, Vergnaud, Vygotsky, Brissiaud, Borasi, entre outros.
Vergnaud (1986) chama a atenção para a importância da análise dos erros, pois estes fornecem indicadores do modo como se está a desenrolar o conhecimento.
Borasi (1987) considera os erros como meios poderosos de diagnóstico das dificuldades de aprendizagem, podendo ser utilizados como instrumentos educacionais no ensino da matemática.
O estudo é um estudo descritivo, com uma preocupação secundária de comparação entre escolas de meio rural e de meio urbano.
A amostra é constituída por 118 alunos de 7 escolas da zona interior centro do país. A amostragem das escolas foi de conveniência. As idades variaram entre 9 e 12 anos, mas a maioria tinha 10 anos.
Os instrumentos utilizados foram a entrevista individual de tipo piagetiano
audiogravada, e um questionário, constituído por 10 questões.
A análise dos resultados foi realizada tendo em conta simultaneamente as produções escritas e os protocolos resultantes das entrevistas. Oito dos 14 itens foram sujeitos a uma análise de conteúdo. As respostas dos alunos aos questionários foram também objecto de uma análise de conteúdo.
As dificuldades encontradas residiram em: i) identificar números com zeros em posições intermédias; ii) descrever, com rigor, sólidos geométricos; iii) utilizar a noção de perímetro; iv) converter unidades de medida; v) realizar operações com números decimais; vi) utilizar processos sistemáticos na contagem de possibilidades em exercícios que envolviam a combinação de vários objectos segundo uma regra enunciada.
O estudo termina com a apresentação de algumas implicações, tanto a nível pedagógico como a nível de futuras investigações.
Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
Keywords
Psicologia educacional Matemática Aprendizagem Constructivismo Ensino Dificuldades de aprendizagem Educational psychology Mathematics Learning Constructivism Teaching Learning difficulties
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada