Publication
Narrativas de famílias migrantes do sul-asiático: uma perspetiva acerca da inclusão no contexto escolar de Lisboa
dc.contributor.advisor | Moniz, Maria João Vargas | |
dc.contributor.author | Oliveira, Tahise Badgdeve de | |
dc.date.accessioned | 2023-12-28T11:24:27Z | |
dc.date.available | 2023-12-28T11:24:27Z | |
dc.date.issued | 2023-11-22 | |
dc.date.submitted | 2023-12-28 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Maria João Vargas Moniz apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Comunitária. | pt_PT |
dc.description.abstract | Através da variedade de ferramentas de coleta de dados, incluindo entrevistas, observação-participante, grupos focai e diário de campo, a presente dissertação pretendeu ouvir as narrativas de famílias migrantes em Portugal provenientes do sul-asiático sobre como sentem os processos de inclusão numa escola no centro de Lisboa. O envolvimento das famílias migrantes desempenha um papel fundamental na construção de uma educação intercultural e na colmatação das diversas problemáticas vividas por populações migrantes, principalmente aquelas recém-chegadas. Contudo, o presente trabalho também conclui que ambientes mais inclusivos e com práticas que visem estreitar o relacionamento entre escola-família/comunidade serve não apenas para populações migrantes, mas é central para todas as pessoas e famílias, pois acolhem a diversidade em si e estimulam o bem-estar e desenvolvimento da aprendizagem de crianças e jovens. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Through a variety of data collection tools, including interviews, participant observation, focus groups, and field diaries, this dissertation aimed to listen to the narratives of migrant families in Portugal from South Asia about how they experience the processes of inclusion in a school in the center of Lisbon. The involvement of migrant families plays a crucial role in building intercultural education and addressing the various challenges faced by migrant populations, especially those who are newly arrived. However, this study also concludes that more inclusive environments with practices that aim to strengthen the school-family/community relationship serve not only migrant populations but are essential for all individuals and families as they embrace diversity and promote the well-being and learning development of children and young people. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203440099 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/9358 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Psicologia comunitária | pt_PT |
dc.subject | Famílias migrantes | pt_PT |
dc.subject | Educação intercultural | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Community psychology | pt_PT |
dc.subject | Migrant families | pt_PT |
dc.subject | Intercultural education | pt_PT |
dc.subject | Inclusion | pt_PT |
dc.title | Narrativas de famílias migrantes do sul-asiático: uma perspetiva acerca da inclusão no contexto escolar de Lisboa | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Comunitária | pt_PT |