Repository logo
 
Publication

Narrativas de famílias migrantes do sul-asiático: uma perspetiva acerca da inclusão no contexto escolar de Lisboa

dc.contributor.advisorMoniz, Maria João Vargas
dc.contributor.authorOliveira, Tahise Badgdeve de
dc.date.accessioned2023-12-28T11:24:27Z
dc.date.available2023-12-28T11:24:27Z
dc.date.issued2023-11-22
dc.date.submitted2023-12-28
dc.descriptionDissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Maria João Vargas Moniz apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Comunitária.pt_PT
dc.description.abstractAtravés da variedade de ferramentas de coleta de dados, incluindo entrevistas, observação-participante, grupos focai e diário de campo, a presente dissertação pretendeu ouvir as narrativas de famílias migrantes em Portugal provenientes do sul-asiático sobre como sentem os processos de inclusão numa escola no centro de Lisboa. O envolvimento das famílias migrantes desempenha um papel fundamental na construção de uma educação intercultural e na colmatação das diversas problemáticas vividas por populações migrantes, principalmente aquelas recém-chegadas. Contudo, o presente trabalho também conclui que ambientes mais inclusivos e com práticas que visem estreitar o relacionamento entre escola-família/comunidade serve não apenas para populações migrantes, mas é central para todas as pessoas e famílias, pois acolhem a diversidade em si e estimulam o bem-estar e desenvolvimento da aprendizagem de crianças e jovens.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Through a variety of data collection tools, including interviews, participant observation, focus groups, and field diaries, this dissertation aimed to listen to the narratives of migrant families in Portugal from South Asia about how they experience the processes of inclusion in a school in the center of Lisbon. The involvement of migrant families plays a crucial role in building intercultural education and addressing the various challenges faced by migrant populations, especially those who are newly arrived. However, this study also concludes that more inclusive environments with practices that aim to strengthen the school-family/community relationship serve not only migrant populations but are essential for all individuals and families as they embrace diversity and promote the well-being and learning development of children and young people.pt_PT
dc.identifier.tid203440099pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9358
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectPsicologia comunitáriapt_PT
dc.subjectFamílias migrantespt_PT
dc.subjectEducação interculturalpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectCommunity psychologypt_PT
dc.subjectMigrant familiespt_PT
dc.subjectIntercultural educationpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.titleNarrativas de famílias migrantes do sul-asiático: uma perspetiva acerca da inclusão no contexto escolar de Lisboapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Comunitáriapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
29351_Thaise_Oliveira_Dissertacao.pdf
Size:
1.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: