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Authors
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Abstract(s)
A comunicação pode ser considerada como a ligação entre a arte e a ciência. A
comunicação funcional e eficaz/eficiente entre médico e utente no contexto de saúde e
doença é fundamental, pois deste processo se vai extrair a informação pertinente,
necessária e suficiente para a formulação do diagnóstico, prognóstico e elaboração de
um plano de intervenção.
O presente trabalho de investigação tem como objectivo central conhecer, na
perspectiva do utente, (1) quais os aspectos mais importantes da comunicação médico-
utente, inerentes ao processo de consulta, (2) qual o seu nível de satisfação com a
comunicação, na última consulta médica e finalmente (3) se há alguma relação entre o
grau de importância dos diferentes aspectos da comunicação e a satisfação do utente
com a consulta.
Elaborou-se um questionário (CIMU) constituído por três partes, das quais duas
referem-se aos aspectos importantes na comunicação médico-utente (ICM-U) e à
satisfação com a comunicação na última consulta médica (SCM-U).
O questionário foi aplicado a uma amostra de 530 participantes, "o público", seja ou
não um utilizador activo dos serviços de saúde.
Analisámos a validade e fidelidade do questionário, assim como a associação e
influências entre variáveis demográficas e de saúde.
Os resultados justificam a pertinência da utilização do questionário em diferentes
situações de saúde e doença com o objectivo de avaliar para poder desenvolver e
melhorar um dos aspectos mais importantes da qualidade e humanização dos cuidados
de saúde - a comunicação.
Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia da Saúde
Keywords
Psicologia da saúde Comunicação Satisfação do cliente Instrumentos Atitudes do pessoal de saúde Médicos Health psychology Communication Client satisfaction Instruments Health personnel attitudes Physicians
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada