Repository logo
 
Publication

O cálculo mental: Atividades didáticas de caráter lúdico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMontiel, António Luís
dc.contributor.authorGomes, Joana da Fonseca
dc.date.accessioned2017-09-29T11:42:59Z
dc.date.available2017-09-29T11:42:59Z
dc.date.issued2017-07-24
dc.descriptionRelatório da prática de Ensino Supervisionada realizado apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para a obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório emerge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB no ano letivo de 2016/2017, tendo como principal objetivo dar conta do trabalho desenvolvido ao longo da prática supervisionada, realizada numa escola privada, numa turma de 3º ano de escolaridade. O tema central de que se ocupa este relatório é “o Cálculo Mental: atividades didáticas de caráter lúdico”. Por um lado, o tema emerge da necessidade de desenvolver nas crianças estratégias de cálculo mental, por ser uma competência essencial ao longo da vida. Por outro lado, o tema responde à necessidade de encontrar soluções didáticas que, pela sua dimensão lúdica, implementem estratégias e rotinas flexíveis de cálculo mental desde os primeiros anos de escolaridade, potenciando o desenvolvimento do raciocínio e pensamento matemático. As estratégias de desenvolvimento do cálculo mental constituem o objeto deste estudo. Seguindo um paradigma qualitativo de investigação e, com o recurso a uma observação direta participante e a instrumentos de recolha de dados em diário de bordo, procura-se, em primeiro lugar, caraterizar as estratégias de cálculo mental que foram observadas durante o estágio na prática pedagógica da professora cooperante e, em segundo lugar, analisar com detalhe três atividades planificadas e implementadas por mim nesta fase da prática de ensino supervisionada. A análise dos resultados sobre a PES e das atividades desenvolvidas com os alunos permitiram constatar que a maioria das crianças tem conhecimento das estratégias de cálculo e que se servem delas para a resolução de problemas.pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório emerge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB no ano letivo de 2016/2017, tendo como principal objetivo dar conta do trabalho desenvolvido ao longo da prática supervisionada, realizada numa escola privada, numa turma de 3º ano de escolaridade. O tema central de que se ocupa este relatório é “o Cálculo Mental: atividades didáticas de caráter lúdico”. Por um lado, o tema emerge da necessidade de desenvolver nas crianças estratégias de cálculo mental, por ser uma competência essencial ao longo da vida. Por outro lado, o tema responde à necessidade de encontrar soluções didáticas que, pela sua dimensão lúdica, implementem estratégias e rotinas flexíveis de cálculo mental desde os primeiros anos de escolaridade, potenciando o desenvolvimento do raciocínio e pensamento matemático. As estratégias de desenvolvimento do cálculo mental constituem o objeto deste estudo. Seguindo um paradigma qualitativo de investigação e, com o recurso a uma observação direta participante e a instrumentos de recolha de dados em diário de bordo, procura-se, em primeiro lugar, caraterizar as estratégias de cálculo mental que foram observadas durante o estágio na prática pedagógica da professora cooperante e, em segundo lugar, analisar com detalhe três atividades planificadas e implementadas por mim nesta fase da prática de ensino supervisionada. A análise dos resultados sobre a PES e das atividades desenvolvidas com os alunos permitiram constatar que a maioria das crianças tem conhecimento das estratégias de cálculo e que se servem delas para a resolução de problemas.pt_PT
dc.identifier.tid201721414pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5812
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDidática da matemáticapt_PT
dc.subjectCálculo mentalpt_PT
dc.subjectEstratégias de cálculopt_PT
dc.subjectAtividades didáticaspt_PT
dc.subjectMathematics didacticspt_PT
dc.subjectMental calculationpt_PT
dc.subjectCalculation strategiespt_PT
dc.subjectDidatic activitiespt_PT
dc.titleO cálculo mental: Atividades didáticas de caráter lúdicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
24466.pdf
Size:
819.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: