Publication
O cálculo mental: Atividades didáticas de caráter lúdico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Montiel, António Luís | |
dc.contributor.author | Gomes, Joana da Fonseca | |
dc.date.accessioned | 2017-09-29T11:42:59Z | |
dc.date.available | 2017-09-29T11:42:59Z | |
dc.date.issued | 2017-07-24 | |
dc.description | Relatório da prática de Ensino Supervisionada realizado apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para a obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório emerge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB no ano letivo de 2016/2017, tendo como principal objetivo dar conta do trabalho desenvolvido ao longo da prática supervisionada, realizada numa escola privada, numa turma de 3º ano de escolaridade. O tema central de que se ocupa este relatório é “o Cálculo Mental: atividades didáticas de caráter lúdico”. Por um lado, o tema emerge da necessidade de desenvolver nas crianças estratégias de cálculo mental, por ser uma competência essencial ao longo da vida. Por outro lado, o tema responde à necessidade de encontrar soluções didáticas que, pela sua dimensão lúdica, implementem estratégias e rotinas flexíveis de cálculo mental desde os primeiros anos de escolaridade, potenciando o desenvolvimento do raciocínio e pensamento matemático. As estratégias de desenvolvimento do cálculo mental constituem o objeto deste estudo. Seguindo um paradigma qualitativo de investigação e, com o recurso a uma observação direta participante e a instrumentos de recolha de dados em diário de bordo, procura-se, em primeiro lugar, caraterizar as estratégias de cálculo mental que foram observadas durante o estágio na prática pedagógica da professora cooperante e, em segundo lugar, analisar com detalhe três atividades planificadas e implementadas por mim nesta fase da prática de ensino supervisionada. A análise dos resultados sobre a PES e das atividades desenvolvidas com os alunos permitiram constatar que a maioria das crianças tem conhecimento das estratégias de cálculo e que se servem delas para a resolução de problemas. | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório emerge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB no ano letivo de 2016/2017, tendo como principal objetivo dar conta do trabalho desenvolvido ao longo da prática supervisionada, realizada numa escola privada, numa turma de 3º ano de escolaridade. O tema central de que se ocupa este relatório é “o Cálculo Mental: atividades didáticas de caráter lúdico”. Por um lado, o tema emerge da necessidade de desenvolver nas crianças estratégias de cálculo mental, por ser uma competência essencial ao longo da vida. Por outro lado, o tema responde à necessidade de encontrar soluções didáticas que, pela sua dimensão lúdica, implementem estratégias e rotinas flexíveis de cálculo mental desde os primeiros anos de escolaridade, potenciando o desenvolvimento do raciocínio e pensamento matemático. As estratégias de desenvolvimento do cálculo mental constituem o objeto deste estudo. Seguindo um paradigma qualitativo de investigação e, com o recurso a uma observação direta participante e a instrumentos de recolha de dados em diário de bordo, procura-se, em primeiro lugar, caraterizar as estratégias de cálculo mental que foram observadas durante o estágio na prática pedagógica da professora cooperante e, em segundo lugar, analisar com detalhe três atividades planificadas e implementadas por mim nesta fase da prática de ensino supervisionada. A análise dos resultados sobre a PES e das atividades desenvolvidas com os alunos permitiram constatar que a maioria das crianças tem conhecimento das estratégias de cálculo e que se servem delas para a resolução de problemas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201721414 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5812 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Didática da matemática | pt_PT |
dc.subject | Cálculo mental | pt_PT |
dc.subject | Estratégias de cálculo | pt_PT |
dc.subject | Atividades didáticas | pt_PT |
dc.subject | Mathematics didactics | pt_PT |
dc.subject | Mental calculation | pt_PT |
dc.subject | Calculation strategies | pt_PT |
dc.subject | Didatic activities | pt_PT |
dc.title | O cálculo mental: Atividades didáticas de caráter lúdico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |