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Abstract(s)
O presente relatório emerge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB no ano letivo de 2016/2017, tendo como principal objetivo dar conta do trabalho desenvolvido ao longo da prática supervisionada, realizada numa escola privada, numa turma de 3º ano de escolaridade.
O tema central de que se ocupa este relatório é “o Cálculo Mental: atividades didáticas de caráter lúdico”. Por um lado, o tema emerge da necessidade de desenvolver nas crianças estratégias de cálculo mental, por ser uma competência essencial ao longo da vida. Por outro lado, o tema responde à necessidade de encontrar soluções didáticas que, pela sua dimensão lúdica, implementem estratégias e rotinas flexíveis de cálculo mental desde os primeiros anos de escolaridade, potenciando o desenvolvimento do raciocínio e pensamento matemático.
As estratégias de desenvolvimento do cálculo mental constituem o objeto deste estudo. Seguindo um paradigma qualitativo de investigação e, com o recurso a uma observação direta participante e a instrumentos de recolha de dados em diário de bordo, procura-se, em primeiro lugar, caraterizar as estratégias de cálculo mental que foram observadas durante o estágio na prática pedagógica da professora cooperante e, em segundo lugar, analisar com detalhe três atividades planificadas e implementadas por mim nesta fase da prática de ensino supervisionada.
A análise dos resultados sobre a PES e das atividades desenvolvidas com os alunos permitiram constatar que a maioria das crianças tem conhecimento das estratégias de cálculo e que se servem delas para a resolução de problemas.
O presente relatório emerge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB no ano letivo de 2016/2017, tendo como principal objetivo dar conta do trabalho desenvolvido ao longo da prática supervisionada, realizada numa escola privada, numa turma de 3º ano de escolaridade. O tema central de que se ocupa este relatório é “o Cálculo Mental: atividades didáticas de caráter lúdico”. Por um lado, o tema emerge da necessidade de desenvolver nas crianças estratégias de cálculo mental, por ser uma competência essencial ao longo da vida. Por outro lado, o tema responde à necessidade de encontrar soluções didáticas que, pela sua dimensão lúdica, implementem estratégias e rotinas flexíveis de cálculo mental desde os primeiros anos de escolaridade, potenciando o desenvolvimento do raciocínio e pensamento matemático. As estratégias de desenvolvimento do cálculo mental constituem o objeto deste estudo. Seguindo um paradigma qualitativo de investigação e, com o recurso a uma observação direta participante e a instrumentos de recolha de dados em diário de bordo, procura-se, em primeiro lugar, caraterizar as estratégias de cálculo mental que foram observadas durante o estágio na prática pedagógica da professora cooperante e, em segundo lugar, analisar com detalhe três atividades planificadas e implementadas por mim nesta fase da prática de ensino supervisionada. A análise dos resultados sobre a PES e das atividades desenvolvidas com os alunos permitiram constatar que a maioria das crianças tem conhecimento das estratégias de cálculo e que se servem delas para a resolução de problemas.
O presente relatório emerge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB no ano letivo de 2016/2017, tendo como principal objetivo dar conta do trabalho desenvolvido ao longo da prática supervisionada, realizada numa escola privada, numa turma de 3º ano de escolaridade. O tema central de que se ocupa este relatório é “o Cálculo Mental: atividades didáticas de caráter lúdico”. Por um lado, o tema emerge da necessidade de desenvolver nas crianças estratégias de cálculo mental, por ser uma competência essencial ao longo da vida. Por outro lado, o tema responde à necessidade de encontrar soluções didáticas que, pela sua dimensão lúdica, implementem estratégias e rotinas flexíveis de cálculo mental desde os primeiros anos de escolaridade, potenciando o desenvolvimento do raciocínio e pensamento matemático. As estratégias de desenvolvimento do cálculo mental constituem o objeto deste estudo. Seguindo um paradigma qualitativo de investigação e, com o recurso a uma observação direta participante e a instrumentos de recolha de dados em diário de bordo, procura-se, em primeiro lugar, caraterizar as estratégias de cálculo mental que foram observadas durante o estágio na prática pedagógica da professora cooperante e, em segundo lugar, analisar com detalhe três atividades planificadas e implementadas por mim nesta fase da prática de ensino supervisionada. A análise dos resultados sobre a PES e das atividades desenvolvidas com os alunos permitiram constatar que a maioria das crianças tem conhecimento das estratégias de cálculo e que se servem delas para a resolução de problemas.
Description
Relatório da prática de Ensino Supervisionada realizado apresentada no
ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para a obtenção
de grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo
Keywords
Didática da matemática Cálculo mental Estratégias de cálculo Atividades didáticas Mathematics didactics Mental calculation Calculation strategies Didatic activities