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Estudo sobre a influĂȘncia de factores emocionais maternos no desenvolvimento precoce do bebĂ©

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Abstract(s)

O objectivo principal desta investigação consistiu em tentar compreender de que forma os factores emocionais maternos podem influenciar o desenvolvimento precoce de um indivĂ­duo. Partindo de teorias psicanalĂ­ticas da "Relação de Objecto", procurou-se criar um instrumento que permitisse um rĂĄpido diagnĂłstico de situaçÔes de risco de desenvolvimento de patologia mental futura, em bebĂ©s Foi delineada a seguinte hipĂłtese: MĂŁes com nĂ­veis de auto-estima elevados tĂȘm mais recursos para lidar com os seus bebĂ©s, diminuindo o risco de desenvolvimento de patologia mental. A amostra correspondeu a uma amostra de conveniĂȘncia, e foi recolhida, essencialmente, na sede e em gabinetes da Associação "Ajuda de MĂŁe", sendo constituĂ­da por 31 mĂŁes, com bebĂ©s de idades compreendidas entre os 4 e os 12 meses. Foram utilizados dois instrumentos: uma adaptação de The Maternal Self-Report Inventory de Shea e Tronik (1988), realizada por GalvĂŁo (2002) e a Escala de Apgar de SaĂșde Mental (instrumento criado para este estudo com o propĂłsito de calcular o Ă­ndice de risco de ocorrĂȘncia de patologia posterior). Os dados recolhidos atravĂ©s do InventĂĄrio de Auto-estima Materna e da Escala de Apgar de SaĂșde Mental sofreram uma anĂĄlise quantitativa, mediante tĂ©cnicas estatĂ­sticas, tendo sido ainda utilizado um programa de computador estatĂ­stico: SPSS. O teste estatĂ­stico utilizado foi o coeficiente de correlação de Spearman. Os resultados indicam que: a aceitabilidade da função materna, os sentimentos respeitantes Ă  gravidez, parto e pĂłs parto e a expectativa de competĂȘncias maternas relacionam-se de uma forma directa e inter-inftuenciam-se; quanto mais sinais de saĂșde o bebĂ© demonstre, menores sĂŁo as condiçÔes para o acontecimento de perturbaçÔes; quanto maior o suporte sentido pela mĂŁe, mais disponĂ­vel estĂĄ para fazer face Ă s angĂșstias relacionadas com as alteraçÔes de vida inerentes ao nascimento de um filho; quanto maior o suporte familiar sentido, maior Ă© a possibilidade de serem detectadas situaçÔes clĂ­nicas atĂ­picas; mĂŁes que apresentam um suporte familiar marcado, poderĂŁo fazer com maior facilidade delegação de competĂȘncias maternas, potenciando perturbaçÔes ao nĂ­vel da relação mĂŁe-bebĂ© e, consequentemente, a ocorrĂȘncia de situaçÔes clĂ­nicas atĂ­picas mais frequentes. Tendo em consideração as correlaçÔes emergentes entre os dois instrumentos utilizados, pondera-se que, apesar de existir uma tendĂȘncia para a confirmação da hipĂłtese de partida, a sua aceitação Ă© precipitada. De facto, considera-se imprescindĂ­vel um aumento substancial da dimensĂŁo da amostra.

Description

Dissertação de Mestrado em Psicopatologia e Psicologia Clínica

Keywords

Psicologia clínica Desenvolvimento infantil EmoçÔes Desenvolvimento precoce Instrumentos Prevenção Auto-estima Escala apgar Clinical psychology Emotions Early development Instruments Prevention Self-esteem Apgar scale

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Instituto Superior de Psicologia Aplicada

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