Publication
Literacia da informação em contexto universitário: Tendências e expectativas
dc.contributor.author | Sanches, Tatiana | |
dc.date.accessioned | 2016-11-23T16:48:31Z | |
dc.date.available | 2016-11-23T16:48:31Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | O presente capítulo apresenta o que os estudos atuais sobre a literacia da informação em contexto universitário revelam sobre as principais tendências para esta área. O estudo procura dar uma visão abrangente destas tendências e das expectativas daí decorrentes a partir de três aspetos: a relação entre a educação, a aprendizagem e o ensino superior; as bibliotecas, as tecnologias e os ambientes virtuais e, por fim, reflete-se sobre a interação entre literacia da informação, emoções e cognição, num contexto social e individual. | pt_PT |
dc.description.abstract | This chapter describes the main trends revealed by current studies on information literacy in the higher education context. It seeks to provide a comprehensive view of these trends and of the expectations thereof with regard to three aspects: the relationship between education, learning and higher education; libraries, technologies and virtual environments, and, finally, a reflection about the interaction between information literacy, emotions and cognition, in a social and individual context. Keywords: Learning; Higher education; Technologies | pt_PT |
dc.identifier.citation | Sanches, T. (2016). Literacia da informação em contexto universitário: Tendências e expectativas. In C. Lopes, T. Sanches, I. Andrade, M. L. Antunes, & J. Alonso-Arévalo (Eds.), Literacia da informação em contexto universitário (pp. 53-178). Lisboa: Edições ISPA [ebook]. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-44-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5074 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Eidções ISPA | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Bibliotecas e tecnologias | pt_PT |
dc.subject | Ambientes virtuais | pt_PT |
dc.subject | Comportamento informacional | pt_PT |
dc.subject | Emoções | pt_PT |
dc.subject | Cognição | pt_PT |
dc.subject | Literacia da informação | pt_PT |
dc.subject | Learning | pt_PT |
dc.subject | Higher education | pt_PT |
dc.subject | Technologies and libraries | pt_PT |
dc.subject | Virtual environment | pt_PT |
dc.subject | Informational behavior | pt_PT |
dc.subject | Emotions | pt_PT |
dc.subject | Cognition | pt_PT |
dc.subject | Information literacy. | pt_PT |
dc.title | Literacia da informação em contexto universitário: Tendências e expectativas | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 178 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1ª | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 153 | pt_PT |
oaire.citation.title | Literacia da Informação em Contexto Universitário | pt_PT |
person.familyName | Sanches | |
person.givenName | Tatiana | |
person.identifier | 1887615 | |
person.identifier.ciencia-id | 2C17-1B53-FBDC | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4902-2628 | |
person.identifier.rid | C-2773-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56499097100 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ca0f789d-12f4-495b-ba64-a30e7dc8175b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ca0f789d-12f4-495b-ba64-a30e7dc8175b |