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Estratégias de coping e estima de si: Estudo comparativo para os estudantes da Universidade do Algarve com e sem recurso à acção social
dc.contributor.advisor | Leal, Isabel Pereira | por |
dc.contributor.author | Rafael, Maria da Graça Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2011-09-03T13:19:22Z | |
dc.date.available | 2011-09-03T13:19:22Z | |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Relação de Ajuda | por |
dc.description.abstract | No presente estudo procurou-se compreender como se caracterizam do ponto de vista psicossocial, os estudantes universitários que recorrem aos Serviços de Acção Social, em comparação com os estudantes que não recorrem. O presente estudo realizado com uma amostra global de 201 estudantes de ambos os sexos, a frequentar diferentes cursos da Universidade do Algarve, teve como objectivo geral verificar se existem diferenças nas estratégias utilizadas em situações de stress e no índice da estima de si, entre os estudantes que recorrem aos serviços de acção social para a obtenção de benefícios sociais comparativamente aos que não recorrem a estes serviços de apoio. Pretendeu-se igualmente verificar se existem diferenças nas estratégias e na estima de si entre os estudantes que são forçados a sair do seu meio sócio-familiar de origem, para irem estudar para a universidade e os que se mantém inseridos no seu sistema familiar e social. Para tal, utilizou-se um protocolo de investigação composto por uma Caracterização Sócio-Demográfica e dois questionários: a Escala Toulousiana de Coping - ETC, (Esparbès, Sordes-Ader & Tap, 1993) e a Escala de Estima de Si de Rogers - EES, (Rogers, e Dymond, 1954). Os resultados demonstraram a existência de diferenças entre os grupos de estudantes em análise, quer ao nível da estima de si quer ao nível das estratégias de coping utilizadas. Para além disso, verifica-se que os estudantes que apresentam um maior índice de estima de si, utilizam mais estratégias de coping positivas e de carácter adaptativo. Esta relação é claramente evidenciada nos estudantes que se encontram deslocados do seu ambiente sócio-familiar, os quais com a entrada na universidade, sofrem todo um processo de autonomização e de desenvolvimento pessoal o qual se reflecte quer na forma como se concretizam as estratégias de coping adoptadas, quer na influência que o coping tem, no índice de estima de si. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/828 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.subject | Estratégias de coping | por |
dc.subject | Psicologia | por |
dc.subject | Estudantes universitários | por |
dc.subject | Auto-estima | por |
dc.subject | Stress | por |
dc.subject | Instrumentos | por |
dc.subject | Suporte social | por |
dc.subject | Coping behaviour | por |
dc.subject | Psychiatry | por |
dc.subject | College students | por |
dc.subject | Self-esteem | por |
dc.subject | Instruments | por |
dc.subject | Social support | por |
dc.title | Estratégias de coping e estima de si: Estudo comparativo para os estudantes da Universidade do Algarve com e sem recurso à acção social | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |