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Estratégias de coping e estima de si: Estudo comparativo para os estudantes da Universidade do Algarve com e sem recurso à acção social

dc.contributor.advisorLeal, Isabel Pereirapor
dc.contributor.authorRafael, Maria da Graça Ferreira
dc.date.accessioned2011-09-03T13:19:22Z
dc.date.available2011-09-03T13:19:22Z
dc.date.issued2006
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Relação de Ajudapor
dc.description.abstractNo presente estudo procurou-se compreender como se caracterizam do ponto de vista psicossocial, os estudantes universitários que recorrem aos Serviços de Acção Social, em comparação com os estudantes que não recorrem. O presente estudo realizado com uma amostra global de 201 estudantes de ambos os sexos, a frequentar diferentes cursos da Universidade do Algarve, teve como objectivo geral verificar se existem diferenças nas estratégias utilizadas em situações de stress e no índice da estima de si, entre os estudantes que recorrem aos serviços de acção social para a obtenção de benefícios sociais comparativamente aos que não recorrem a estes serviços de apoio. Pretendeu-se igualmente verificar se existem diferenças nas estratégias e na estima de si entre os estudantes que são forçados a sair do seu meio sócio-familiar de origem, para irem estudar para a universidade e os que se mantém inseridos no seu sistema familiar e social. Para tal, utilizou-se um protocolo de investigação composto por uma Caracterização Sócio-Demográfica e dois questionários: a Escala Toulousiana de Coping - ETC, (Esparbès, Sordes-Ader & Tap, 1993) e a Escala de Estima de Si de Rogers - EES, (Rogers, e Dymond, 1954). Os resultados demonstraram a existência de diferenças entre os grupos de estudantes em análise, quer ao nível da estima de si quer ao nível das estratégias de coping utilizadas. Para além disso, verifica-se que os estudantes que apresentam um maior índice de estima de si, utilizam mais estratégias de coping positivas e de carácter adaptativo. Esta relação é claramente evidenciada nos estudantes que se encontram deslocados do seu ambiente sócio-familiar, os quais com a entrada na universidade, sofrem todo um processo de autonomização e de desenvolvimento pessoal o qual se reflecte quer na forma como se concretizam as estratégias de coping adoptadas, quer na influência que o coping tem, no índice de estima de si.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/828
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectEstratégias de copingpor
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectEstudantes universitáriospor
dc.subjectAuto-estimapor
dc.subjectStresspor
dc.subjectInstrumentospor
dc.subjectSuporte socialpor
dc.subjectCoping behaviourpor
dc.subjectPsychiatrypor
dc.subjectCollege studentspor
dc.subjectSelf-esteempor
dc.subjectInstrumentspor
dc.subjectSocial supportpor
dc.titleEstratégias de coping e estima de si: Estudo comparativo para os estudantes da Universidade do Algarve com e sem recurso à acção socialpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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