Repository logo
 
Publication

O movimento e a sua influência na aprendizagem

dc.contributor.advisorNascimento, Ana Teresa Correia de Brito
dc.contributor.advisorLopes, Frederico
dc.contributor.authorNelson, Isabel Sousa Eiró César das Neves
dc.date.accessioned2024-01-03T13:00:03Z
dc.date.available2024-01-03T13:00:03Z
dc.date.issued2023-11-27
dc.date.submitted2024-01-03
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado sob a orientação de Professora Doutora Ana Teresa Brito e coorientação do Professor Doutor Frederico Lopes, apresentado no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório surge como um estudo qualitativo reflexivo sobre o movimento e a influência que este tem na aprendizagem. A investigação foi desenvolvida numa sala de aula de primeiro e segundo ano de escolaridade numa escola que rege a sua ação na visão antroposófica da pedagogia Waldorf. Através de uma observação naturalista participante, corporalizada em notas de campo, de uma entrevista à professora cooperante e da pesquisa de referenciais teóricos de diversas áreas, investigou-se o que fundamenta o movimento da criança como metodologia na Pedagogia Waldorf e como este é vivenciado nos momentos curriculares como integrador de conteúdos. O momento da Roda Rítmica inserido na Aula Principal tornou-se o foco da investigação trazendo consigo um questionamento reflexivo sobre a sua importância, a sua intencionalidade e especificidades. Verificou-se com a análise de dados articulados com os referenciais teóricos, a relevância dos movimentos realizados na Roda Rítmica. Conclui-se com a presente investigação que este momento curricular procura integrar as sensações, emoções, movimentos e conteúdos através de um corpo ativo, promovendo a maturação cerebral, construindo ligações neuronais complexas, apoiando a integração dos diversos conteúdos e aprendizagens curriculares.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This report is a reflective qualitative study on movement and its influence on learning. The research was carried out in a first and second year classroom in a school that is based on the anthroposophical vision of Waldorf pedagogy. Through naturalistic participant observation, embodied in field notes, an interview with the cooperating teacher and research into theoretical references from different areas, this document investigates what underpins the movement of the child as a methodology in Waldorf Pedagogy and how it is experienced in curricular moments as an integrator of content. The Rhythmic Circle Time in the Main Lesson became the focus of the investigation, bringing with it a reflective questioning about its importance, intentionality and specificities. The analysis of the data in conjunction with the theoretical references showed the relevance of the movements performed in the Rhythm Circle Time. This research concludes that this curricular moment seeks to integrate sensations, emotions, movements and content through an active body, promoting brain maturation, building complex neuronal connections and supporting the integration of different curricular contents and learning.pt_PT
dc.identifier.tid203440323pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9384
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectMovimentopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectPedagogia Waldorfpt_PT
dc.subjectRoda Rítmicapt_PT
dc.subjectMovementpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectWaldorf Pedagogypt_PT
dc.subjectRhythm Circle Timept_PT
dc.titleO movimento e a sua influência na aprendizagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
27853_Isabel_Nelson_Dissertação.pdf
Size:
756.35 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: