Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O movimento e a sua influência na aprendizagem

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
27853_Isabel_Nelson_Dissertação.pdf756.35 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório surge como um estudo qualitativo reflexivo sobre o movimento e a influência que este tem na aprendizagem. A investigação foi desenvolvida numa sala de aula de primeiro e segundo ano de escolaridade numa escola que rege a sua ação na visão antroposófica da pedagogia Waldorf. Através de uma observação naturalista participante, corporalizada em notas de campo, de uma entrevista à professora cooperante e da pesquisa de referenciais teóricos de diversas áreas, investigou-se o que fundamenta o movimento da criança como metodologia na Pedagogia Waldorf e como este é vivenciado nos momentos curriculares como integrador de conteúdos. O momento da Roda Rítmica inserido na Aula Principal tornou-se o foco da investigação trazendo consigo um questionamento reflexivo sobre a sua importância, a sua intencionalidade e especificidades. Verificou-se com a análise de dados articulados com os referenciais teóricos, a relevância dos movimentos realizados na Roda Rítmica. Conclui-se com a presente investigação que este momento curricular procura integrar as sensações, emoções, movimentos e conteúdos através de um corpo ativo, promovendo a maturação cerebral, construindo ligações neuronais complexas, apoiando a integração dos diversos conteúdos e aprendizagens curriculares.
ABSTRACT: This report is a reflective qualitative study on movement and its influence on learning. The research was carried out in a first and second year classroom in a school that is based on the anthroposophical vision of Waldorf pedagogy. Through naturalistic participant observation, embodied in field notes, an interview with the cooperating teacher and research into theoretical references from different areas, this document investigates what underpins the movement of the child as a methodology in Waldorf Pedagogy and how it is experienced in curricular moments as an integrator of content. The Rhythmic Circle Time in the Main Lesson became the focus of the investigation, bringing with it a reflective questioning about its importance, intentionality and specificities. The analysis of the data in conjunction with the theoretical references showed the relevance of the movements performed in the Rhythm Circle Time. This research concludes that this curricular moment seeks to integrate sensations, emotions, movements and content through an active body, promoting brain maturation, building complex neuronal connections and supporting the integration of different curricular contents and learning.

Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado sob a orientação de Professora Doutora Ana Teresa Brito e coorientação do Professor Doutor Frederico Lopes, apresentado no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.

Keywords

Movimento Aprendizagem Pedagogia Waldorf Roda Rítmica Movement Learning Waldorf Pedagogy Rhythm Circle Time

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue