Repository logo
 
Publication

Construção e desenvolvimento de um questionário de interesses para a Psicologia

dc.contributor.authorRodrigues, Rosa Isabel
dc.contributor.authorFerreira, Aristides Isidoro
dc.contributor.authorRibeiro, Rui Bártolo
dc.date.accessioned2014-07-07T18:39:41Z
dc.date.available2014-07-07T18:39:41Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO presente trabalho visa construir um instrumento para avaliar os interesses vocacionais dos alunos da licenciatura em Psicologia. A ausência de instrumentos específicos para medir as várias áreas vocacionais levou ao desenvolvimento e elaboração desta escala, que integra 21 itens, decorrentes de uma pesquisa teórica. A amostra é constituída por 573 alunos das diversas licenciaturas em Psicologia, provenientes de nove instituições de ensino superior público e privado, sendo 433 do sexo feminino. Através da metodologia de análise de componentes principais extraíram-se três dimensões: Organizações, Educacional e Clínica, que no total explicam 62.51% da variância. Apesar da escala apresentar bons índices de consistência interna (valores entre .86 e .93), considera-se importante o desenvolvimento de novas investigações de forma a validar e confirmar os resultados obtidos.por
dc.description.abstractABSTRACT: This paper presents a questionnaire that evaluates the vocational interests of undergraduate Psychology students. The construction and development of this 21 item scale is grounded on a solid theoretical basis and its pertinence derives from the lack of specific tools to measure particular vocational areas. A sample of 573 undergraduate Psychology students (433 women) attending nine different public and private higher education institutions was used. Factorial analyses enabled the examination of organizational, educational and clinical dimensions. These explain 62.51% of the total variance. This scale shows good internal consistency scores (values ranging between .86 and .93). Lastly this paper pinpoints the importance of developing further studies in order to validate and confirm findings.por
dc.identifier.citationRevista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación/e Avaliaçao Psicológica, 36, 99-116por
dc.identifier.doi1135-3848
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/2961
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherAssociação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológicapor
dc.subjectInteressespor
dc.subjectPsicologia das organizaçõespor
dc.subjectPsicologia clínicapor
dc.subjectPsicologia educacionalpor
dc.subjectValidaçãopor
dc.subjectInterestspor
dc.subjectOrganizational psychologypor
dc.subjectClinical psychologypor
dc.subjectEducational psychologypor
dc.subjectValidationpor
dc.titleConstrução e desenvolvimento de um questionário de interesses para a Psicologiapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBuenos Airespor
oaire.citation.endPage116por
oaire.citation.startPage99por
oaire.citation.titleRevista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación/e Avaliaçao Psicológicapor
oaire.citation.volume36por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RIDEP_36_99-116.pdf
Size:
1.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: