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Authors
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Abstract(s)
Este estudo tem como principal objetivo a reflexão sobre «Escola para Todos», com base
no Modelo NEERE - Não Exclusão pela Eficácia na Remediação Educativa, aplicado a alunos
com Dificuldades Escolares Acentuadas. Foi objetivo do estudo avaliar o nível de qualidade da
aprendizagem de um projeto, o mais inclusivo possível. O estudo realizado, em contexto de
doutoramento em Ciências da Educação, sob orientação do Professor Doutor Pedro Morato, teve
início em setembro de 2004 e conclusão em janeiro de 2007. Durante este período, captou-se a
dinâmica das atividades de dois grupos de alunos, ao longo do 5º ano. Estes foram avaliados em 3
momentos: no final do 4º ano de escolaridade (pré-teste), no final do 5ºano de escolaridade (pósteste)
e seis meses mais tarde (follow-up). Estiveram envolvidos 24 participantes, com
dificuldades escolares acentuadas na língua portuguesa, em 3 escolas do 2º e 3ºciclos, sendo 13 do
Grupo de Controlo e 11 do Grupo Experimental. Nesta comunicação apresenta-se: (i) a
fundamentação do modelo; (ii) o processo de intervenção educativa implementado ao grupo
experimental; (iii) alguns elementos de avaliação dos resultados obtidos com testes de ANOVAs
mistas de medidas repetidas
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.1185-1199). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário
