Repository logo
 
Publication

Perfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolar

dc.contributor.authorCoelho, Leandra Marques
dc.contributor.authorGuedes, Maryse
dc.contributor.authorRodrigues, Evelina D.
dc.contributor.authorSantos, António José
dc.contributor.authorVeríssimo, Manuela
dc.date.accessioned2018-06-26T18:49:27Z
dc.date.available2018-06-26T18:49:27Z
dc.date.issued2018-03
dc.description.abstractResumo: A capacidade das crianças para compreender as emoções e as intenções sociais dos outros relaciona-se com a qualidade das interações com os pares. Os comportamentos de brincadeira não-social durante o pré-escolar poderão estar associados a dificuldades no desenvolvimento do conhecimento emocional. O presente estudo teve como objetivos: (1) identificar diferentes perfis de comportamentos de brincadeira social e não-social de crianças em idade pré-escolar, e (2) verificar se o conhecimento emocional das crianças varia de acordo com os diferentes perfis. Participaram no estudo 193 crianças, com uma média de 53.31 meses de idade. As educadoras preencheram a versão portuguesa do Preschool Play Behaviour Scale para discriminar os comportamentos sociais e não-sociais das crianças durante a brincadeira. O conhecimento emocional das crianças foi avaliado através da versão portuguesa do Affect Knowledge Test. A análise hierárquica de clusters identificou três perfis de crianças que apresentam diferentes comportamentos sociais e não-sociais durante a brincadeira: reticentes, solitários-sociais e sociais. O grupo mais representativo da nossa amostra foi o solitáriosocial. As crianças reticentes demonstraram um menor conhecimento emocional por comparação com o grupo de crianças sociais. Os nossos resultados reforçam a existência de diferentes tipos de comportamentos sociais e não-sociais durante a brincadeira e a sua relação com o conhecimento emocional.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: Children’s capacity to understand emotions and social intentions of others are associated with the quality of peer interactions. Nonsocial play behaviors during preschool years may be associated with difficulties in the development of emotional knowledge. This study aimed (1) to identify different profiles of social and nonsocial play behaviours in preschool children, and (2) to examine if emotional knowledge varies according to these profiles. 193 children, with a mean of 53.31 months of age, participated in the study. The Preschool Play Behaviour Scale in the Portuguese version was completed by teachers to indicate the children’s social and nonsocial behaviors during play. Children’s emotional knowledge was assessed with the Portuguese version of the Affect Knowledge Test. Hierarchical cluster analysis identified three different profiles of children according to their social and nonsocial play behaviours: reticent, solitary-social and social. Solitary-social children were the most representative group of our sample. Reticent children presented lower scores of emotional knowledge when compared to social children. Our findings support the existence of different types of social and nonsocial behaviours during play and their relationship with emotional knowledge.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCoelho, L. M., Guedes, M., Rodrigues, E. D., Santos, A. J., & Veríssimo, M. (2018). Perfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolar. Análise Psicológica, 36(1), 87-100. https://doi.org/10.14417/ap.1357pt_PT
dc.identifier.doi10.14417/ap.1357pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6455
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1357pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectComportamentos de brincadeirapt_PT
dc.subjectConhecimento emocionalpt_PT
dc.subjectPerfispt_PT
dc.subjectCrianças préescolarespt_PT
dc.subjectPlay behaviourspt_PT
dc.subjectEmotional knowledgept_PT
dc.subjectProfilespt_PT
dc.subjectPreschool childrenpt_PT
dc.titlePerfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage100pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage87pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume36pt_PT
person.familyNameGuedes
person.givenNameMaryse
person.identifier.ciencia-id2814-A429-2381
person.identifier.orcid0000-0003-3242-2016
person.identifier.ridA-9993-2013
person.identifier.scopus-author-id55595570400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication7c50df91-5bc3-41b2-bcea-a3384d16c9f0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7c50df91-5bc3-41b2-bcea-a3384d16c9f0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Análise Psicológica 2018_ 1 (XXXVI) 87-100.pdf
Size:
89.25 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: