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Abordagens ao resumo escrito na presença e ausĂȘncia do texto
dc.contributor.advisor | Martins, Margarida Alves | por |
dc.contributor.author | Alves, Ana Catarina Pedro | |
dc.date.accessioned | 2010-12-22T16:01:14Z | |
dc.date.available | 2010-12-22T16:01:14Z | |
dc.date.issued | 2002 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacion | por |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga o papel que as abordagens Ă aprendizagem desempenham na realização de resumos escritos em duas condiçÔes distintas: na presença do texto e na ausĂȘncia do texto. Partindo dos pressupostos teĂłricos defendidos por Biggs (1993) na explicação do processo de aprendizagem dos alunos e das investigaçÔes conduzidas por Kirby, na dĂ©cada de 90, sobre o resumo escrito - este trabalho desenvolveu-se em dois momentos: i) identificação do tipo de abordagem Ă aprendizagem adoptada pelos alunos adultos que frequentam o Ensino SecundĂĄrio Recorrente a DistĂąncia no CNED, atravĂ©s da aplicação de uma adaptação realizada por RosĂĄrio (1998) do Learning Process Questionnaire desenvolvido por Biggs em 1987; ii) realização do resumo escrito nas condiçÔes de texto ausente e texto presente por 30 alunos, dos quais 15 adoptam uma abordagem superficial e os restantes uma abordagem profunda da aprendizagem. PrevĂȘ-se que os alunos adoptem estratĂ©gias de aprendizagem congruentes com o seu tipo de motivação para aprender e que existam diferenças significativas entre os dois grupos de alunos -superficiais e profundos â em relação ao desempenho acadĂ©mico e na realização dos resumos nas duas condiçÔes atrĂĄs citadas. Os resultados demonstram que os alunos do CNED adoptam estratĂ©gias de aprendizagem congruentes com a sua motivação. Verificou-se que 80% desta população de alunos adopta uma abordagem Ă aprendizagem profunda e os restantes uma abordagem superficial. Apesar das diferenças observadas entre estes dois grupos nĂŁo serem significativas, os resultados vĂŁo no sentido das hipĂłteses, i.e., os alunos profundos obtĂ©m melhores desempenhos que os superficiais: quer a nĂvel acadĂ©mico quer na tarefa do resumo escrito. No que respeita Ă condição de realização do resumo, constatou-se que, contrariamente ao que se previa, na condição de texto ausente os alunos profundos baixam o seu desempenho enquanto que os alunos superficiais conseguem melhores resultados. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/298 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.subject | Psicologia educacional | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Estratégias | por |
dc.subject | CompreensĂŁo | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Contexto | por |
dc.subject | Estudos de aprendizagem | por |
dc.subject | Educational psychology | por |
dc.subject | Learning | por |
dc.subject | Strategies | por |
dc.subject | Comprehension | por |
dc.subject | Reading | por |
dc.subject | Learning styles | por |
dc.subject | Instruments | por |
dc.title | Abordagens ao resumo escrito na presença e ausĂȘncia do texto | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |